Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XIII - número 294 - 20 de julho de 2014.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Vanádio em alta !
Aspectos toxicológicos do vanádio e novas aplicações são foco da discussão em evento internacional e rendem o Best Poster Award a trabalho desenvolvido no LQES.

# Lançamento da "Linha do tempo" do grafeno.
Apesar de ter sido rotulado recentemente como o "material maravilhoso" e com amplas possibilidades de impactar fortemente diferentes tecnologias, o grafeno e seus derivados já tem uma longa história. O LQES Website começou a recolher está história de sucesso e potencialidades.

# Nanotecnologia no Conselho Regional de Química, São Paulo.
Curso será ministrado pelo Prof. Oswaldo Alves tem por objetivo "apresentar as nanotecnologias como uma nova plataforma industrial, com um adensamento das informações sobre produtos comerciais e eventuais dificuldades com a questão da regulação."

# O maior polo de ciência da América Latina.
O Estado de São Paulo retoma a sua vocação !

* Pontos de Vista

Artigo de opinião
# Cursos massivos abertos online têm um aspecto neocolonialista.
Segundo Philip G. Altbach, diretor do Center for International Higher Education/Boston College.... "é importante apontar que esse emergente e poderoso movimento educacional fortalece a cultura acadêmica hoje dominante, talvez tornando mais difícil que vozes alternativas sejam ouvidas."

# Explosão de equívocos e fraudes em estudos publicados deixam a ciência em xeque.
Diferentes aspectos ligados à questão das publicações científicas tem sido discutidos e comentados nos últimos tempos e, muitos deles, não são nada abonadores. O assunto volta novamente à baila e com elevada contundência.

LQES NEWS - Ano XIII - número 293 - 07 de julho de 2014.

Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Nova "arma" contra a formação de biofilmes : óxido de grafeno decorado com nanopartículas de prata.
Trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES) da Unicamp dão um passo importante no controle de bactérias indesejáveis.

# Estímulo à integração de pesquisadores e empresas começa a valer em 2015.
Novo Programa do governo federal visa conectar o conhecimento científico com as empresas produtivas.

# O CCRSERI publica parecer final relativo à nanoprata.
A Comissão Europeia e o seu Comitê Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados (CCRSERI) destacam os problemas de resistência microbiana.

# Biodistribuição de nanotubos de carbono no organismo.
Pesquisadores franceses utilizam nanotubos marcados com carbono 14 para localizar traços deste material em diferentes órgãos.