LQES NEWS - Ano XIII - número 300 - 22 de outubro de 2014.

* Pontos de Vista

# Boletim LQES NEWS : tricentésima edição !

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Polietileno : síntese limpa...
Pesquisadores italianos obtém o polímero sem o uso de catalisadores ou solventes.

# MEC apoiará com R$ 40 milhões projetos de PD&I de institutos federais.
Mais um passo para "oxigenar" a inovação no país.

# Prêmio Nobel de Química para a "Nanoscopia".
Fazer com que a microscopia óptica trabalhasse além do limite teórico foi o que fizeram Eric Betzig et William Moerner (Estados Unidos) com a microscopia molecular e Stefan Hell (Alemanha) com a microscopia de fluorescência.

# Instituto de Química recebe Certificado de Acreditação da Royal Society of Chemistry.
O certificado foi entregue no dia 17 de outubro em solenidade no IQ-Unicamp.

LQES NEWS - Ano XIII - número 299 - 06 de outubro de 2014.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Missão da Comunidade Europeia visita o Laboratório NanoBioss (IQ-Unicamp).
A Missão teve como objetivo conhecer e avaliar as facilities do laboratório dentro da perspectiva da adesão do MCTI ao programa europeu NanoReg (Regulação da Nanotecnologia).

# Inspiração vinda da França.
Conferência de Jean Chabaz, Reitor da Universidade Pierre et Marie Curie, Paris, no Simpósio Internacional sobre Excelência no Ensino Superior realizado na Academia Brasileira de Ciências.

# Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de setembro do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

# Primeira Edição da Revista Eletrônica Inovação destaca tecnologia desenvolvida no LQES.
Membrana com propriedades antibacterianas baseada em óxido de grafeno decorado com nanopartículas de prata tem ampla aplicação industrial.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# A construção do conhecimento na modernidade e na pós-modernidade : implicações para a universidade.
Artigo de Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, da Faculdade de Educação da Unicamp, aponta para várias "questões de fundo" procurando discutir, entre outros pontos, "as novas formas de se entender e produzir conhecimento numa época que estamos denominando pós-modernidade".