LQES NEWS - Ano XIII - número 298 - 24 de setembro de 2014.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Quantum dots de grafeno.
Equipe coreana desenvolveu com sucesso tecnologia para a produção de quantum dots de grafeno de alta qualidade, com estreita distribuição de tamanho e altamente eficientes na emissão de luz.

# Chegou o germaneno, primo do grafeno...
Equipe europeia sintetizou pela primeira vez o germaneno que promete numerosas aplicações na eletrônica.

# CNPq lança nova política de propriedade intelectual.
O CNPq estabeleceu uma nova política de propriedade intelectual. As novas regras, descritas na Resolução Normativa 034/2014, têm o intuito de estimular a inovação e facilitar as relações entre a universidade, empresas e pesquisadores.

# CO2 aumentou em 2013.
Em 2013, a taxa mundial de CO2 na atmosfera conheceu uma alta sem precedentes, de 2,9 partes por milhão (ppm) em um ano, revela a Organização Metereológica Internacional (OMM).

* LQES Responde
# Glossário LQES.
De A-Z conheça a definição de vários termos que aparecem nas edições do LQES NEWS.

LQES NEWS - Ano XIII - número 297 - 02 de setembro de 2014.

* Em Pauta
Novidades de C&T&I e do LQES
# Carreadores Moleculares.
Dissertação desenvolvida no LQES avança no estudo de nanopartículas de sílica visando ação de drug-delivery.

"Incineração selvagem" : veneno mundial !
No mundo, 41% do lixo seriam incinerados ao ar livre nos fundos de quintal ou em lixões irregulares, revela um estudo publicado no periódico Environmental Science & Technology.

# Está no ar o site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.
Uma das novidades desta 11ª edição da SNCT, que ocorre de 13 a 19 de outubro, é a mudança no formato do registro das ações, a ser realizado em duas etapas.

# Bateria recarregável com o suor.
Se o ácido lático é um inimigo dos esportistas, ele tem também suas vantagens. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Diego, criaram uma bateria alimentada pela transpiração corporal.

# Instituto Abramundo lança o Indicador de Letramento Científico (ILC).
O Instituto Abramundo, braço social da Abramundo - Educação em Ciências, anunciou os resultados de sua primeira pesquisa para indicar o índice de letramento científico no país.