Fenômenos quânticos demonstrados experimentalmente : a Aritmética Quântica.

Um grupo de pesquisa da Universidade de Florença (Itália) e do CNR (Centro Nacional de Pesquisa), em colaboração com um pesquisador da Queen's University, de Belfast (Irlanda) fez a demonstração experimental de fenômenos quânticos até então verificados apenas na teoria.

A experimentação de Valentina Parigi e Alessandro Zavatta é feita com a ajuda de um sistema óptico (contendo laser, cristais, fotorreveladores e outros dispositivos) que permite criar o campo de luz necessário para realizar diversas "operações" quânticas, como a adição e a subtração de um único fóton e seqüências de duas operações (controlando o número total de fótons). Os resultados permitiram mostrar que as operações de adição e de subtração não são comutativas. Além disso, a subtração de um único fóton de certos campos produz o aumento do número total de fótons.

As implicações dessa teoria são importantes na área da mecânica quântica, uma vez que ela explica a existência de energia no vácuo. O interesse desses experimentos não é somente teórico. De fato, tais técnicas constituem um passo adiante para o controle quântico total de um campo de luz.

Adição e subtração de fóton para/do campo luminoso.

Crédito: European Laboratory for Non-Linear Spectroscopy

Seria possível medir, por exemplo, forças de deslocamento com uma grande sensibilidade, até aqui não obtida.

Science (www.sciencemag.org), consultado em 01 dezembro 2007 (Tradução/Texto - MIA).

Nota do Scientific Editor: o artigo original "Probing Quantum Commutation Rules by Addition and Subtraction of Single Photons to/from a Light Field", de autoria de Valentina Parigi, Alessandro Zavatta, Myungshik Kim, Marco Bellini, foi publicado na revista Science, volume 31, número 5846, págs. 1890 - 1893, de 2007.

Assuntos conexos

Revista Science publica experimento pioneiro de física quântica realizado no Brasil.

Criptografia quântica: sistemas de informação mais seguros?

Criptografia quântica: já estão começando as aplicações ...

Está chegando o computador quântico... do futuro.

Computadores "movidos" a luz lenta.

Atometrônica: uma disciplina do futuro que explora os átomos frios.

© 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco