INPI e CNPq firmam parceria para disseminar a importância da propriedade intelectual.

Integração dos bancos de dados, inclusive com subsídios à Plataforma Lattes, realização de eventos e cursos, além da disseminação de conhecimento sobre propriedade intelectual. Estas são as principais ações da parceria entre o INPI e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), anunciadas durante evento, em Brasília, em agosto de 2011.

Segundo o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a integração dos bancos de dados permitirá que a Plataforma Lattes divulgue adequadamente a produção dos pesquisadores em termos de inovação e propriedade intelectual, inclusive com a validação de dados do INPI. Além dos eventos e cursos, a divulgação do conhecimento incluirá o curso de Mestrado Profissional realizado pelo Instituto.

Para destacar a importância da propriedade intelectual, Oliva citou um caso de sua experiência pessoal como pesquisador: após trabalhar numa molécula que poderia ser usada para combater a Doença de Chagas, uma empresa foi procurada para desenvolver um fármaco. Porém, diante dos altos custos de testes, a empresa desistiu ao saber que não havia proteção por meio de patentes. Assim, após o lançamento do produto, os concorrentes poderiam copiar e o investimento não teria retorno.

Propriedade Intelectual: CNPq e INPI juntos.

Créditos: INPI.

A falta de proteção mata o projeto e impede que todos se beneficiem. A propriedade intelectual é do bem, contribui para gerar inovação, emprego e renda. Por isso, a parceria com o INPI é tão importante para nós - comentou Oliva, lembrando que a discussão está tão em evidência que o Ministério da Ciência e Tecnologia incorporou a palavra "inovação" ao seu nome.

Para o presidente do INPI, Jorge Avila, estas parcerias mostram que o Instituto abandonou uma posição de isolamento e, ao mesmo tempo, outros órgãos e instituições começaram a perceber o INPI como um parceiro importante para estimular a inovação e o desenvolvimento nacional.

Avila acrescentou que as instituições de ensino e pesquisa têm ampliado bastante seus pedidos de patentes, o que mostra a relevância crescente do tema no meio acadêmico. Portanto, nada mais natural que INPI e CNPq atuem neste campo e estimulem tanto a proteção das inovações quanto as parcerias com empresas e outras instituições para gerar ainda mais desenvolvimento.

- Antes, o ensino era voltado para conhecer o que já se sabia em outros países, ou seja, o estado da técnica. Hoje, vejo muitas pessoas em universidades que querem saber mais e criar algo novo - resumiu Avila.

No mesmo evento, a professora Iolanda Fierro, da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI, fez um panorama sobre o ensino de PI no Brasil, que ainda está muito restrito aos cursos de Direito, além de apresentar a estrutura e os resultados do Mestrado do Instituto.

INPI.

Assuntos Conexos:

Propriedade Intelectual

Brasil na rota global de pesquisa e desenvolvimento