Celulose e fulerenos geram creme antienvelhecimento, graças a pesquisa de estudante.

No Canadá, o Desafio Sanofi BioGENEius quer recompensar estudantes dos liceus (equivalentes ao segundo grau, no Brasil) que exploraram uma idéia científica na área da saúde. A Laureada foi Janelle Tam e a novidade que deu origem à recompensa correu mundo: a jovem, que estuda no Liceu de Waterloo, em Ontário (Canadá) desenvolveu um produto antienvelhecimento, "caçador" de radicais livres, à base de celulose.

Seu segredo, explica ela, é utilizar a celulose sob a forma cristalina, e, mais precisamente, na forma de nanopartículas. Esta celulose nanocristalina, CNC (ou NCC, em inglês), não é uma novidade. Trata-se de uma "nanopartícula verde", promovida pela FPInovations, organismo ligado ao governo canadense e às indústrias de madeira e de papel. É creditado à CNC um número surpreendente de propriedades benéficas: pode aumentar a resistência de diferentes materiais, tornar o papel mais brilhante e mais sólido e dar lindas cores iridescentes às embalagens. Pode servir também para realizar "biossensores e dispositivos de segurança e pode ainda participar da prevenção das falsificações".

Janelle Tam, que trabalhou nos laboratórios do professor Zhaoling Yao, da Universidade de Waterloo (Canadá), quis verificar se a CNC podia também encontrar um uso em cosméticos, onde são amplamente utilizados nanometeriais. Esta indústria explora principalmente os fulerenos, essas enormes moléculas de carbono puro (de fórmula C60, logo feitas de 60 átomos de carbono).

Janelle Tam explica ao júri do concurso a estrutura de uma molécula de fulereno.

Créditos: Sanofi BioGENEius Challenge Canadá.

As nanopartículas contra os radicais livres

Algumas vezes chamados buckminster fulerenos, nome que vem de uma homenagem a Richard Buckminster Fuller, arquiteto americano inventor do domo geodésico, são também chamadas buckyballs, por sua estrutura, uma esfera onde podem ser observados hexágonos e pentágonos, à semelhança de uma bola de futebol. Os fulerenos são os primos do grafeno, um plano composto de uma única camada de átomos de carbono, e de nanotubos, que têm a forma cilíndrica.

Sua utilização em cosmética sempre levanta questões sobre sua inocuidade, mas apesar disto, os fulerenos são encontrados em cremes hidratantes para a pele. Pesquisadores mostraram que os fulerenos penetram no próprio interior das células e outros estimam que não são sem perigo para a fauna e a flora, quando encontrados na natureza.

Um antioxidante eficaz

A mistura dos dois, explica Janelle Tam, forma uma armadilha para os radicais livres, isto é: moléculas nas quais falta um elétron e que, por isso, vão facilmente estabelecer ligações com as moléculas encontradas. No organismo, uma forte concentração de radicais livres pode se tornar tóxica e provocar danos que lembram aqueles do envelhecimento, mas eles se formam naturalmente no corpo ou no ambiente. Moléculas como as vitaminas C e E podem neutralizá-los. Estas são conhecidas como antioxidantes. São encontradas especialmente nos vegetais, que tiveram que se adaptar à inundação de raios ultravioletas que recebem do sol e que geram radicais livres (comamos, portanto, frutas e legumes). A cosmética faz uso destas substâncias nos cremes, apresentando-os como tendo propriedades antioxidantes.

A mistura de nanopartículas de Janelle Tam seria um excelente antioxidante e, visto que as matérias-primas existem e são utilizadas, seria facílimo acrescentá-las nos produtos cosméticos. Seu trabalho e suas explicações impressionaram não só o professor Zhaoling Yao, mas também os membros do júri. A jovem recebeu o primeiro prêmio e 5.000 dólares.

Não estão entre os sonhos de Janelle Tam ir para um laboratório de cosmética, mas sim se tornar médica ou cientista.

Futura Sciences (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Hot Temas - Fulerenos.