Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Novo dispositivo em editais do CNPq exige busca de patentes.

Os editais de natureza tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) agora terá o elemento “Pesquisa em Bases de Propriedade Intelectual” no roteiro para submissão de trabalhos. A iniciativa tem meta de estimular a inovação tecnológica e diminuir as despesas desnecessárias.

De acordo com o chefe do Serviço de Suporte à Propriedade Intelectual do CNPq, Rafael de Andrade, a pesquisa em bancos de patentes possibilita a investigação do chamado estado da arte de uma determinada tecnologia, fundamental no início da construção de um produto e na elaboração de novos trabalhos. “Se um empresário ou órgão público de fomento pretende investir em inovação, nada pior do que reinventar a roda, ou seja, gastar dinheiro para criar algo que já existe”, avalia.

Divulgar e propagar os dados referentes a um invento é exigência aos titulares de uma propriedade intelectual. Tais informações podem ser achadas em bases de dados disponíveis na internet. O site Espacenet, por exemplo, disponibiliza de forma gratuita mais de 90 milhões de documentos.



Finalmente: patentes adquirem o status de fontes primárias de informação.

Créditos: NIT Mantiqueira


O novo item exigirá do cientista indicar no projeto quais foram as bases pesquisadas e enumerar os depósitos, registros e patentes mais próximas com o seu estudo. Neste serviço, o proponente terá o apoio do Núcleo e Inovação Tecnológica de sua instituição. O pesquisador também terá a opção de seguir o passo a passo oferecido no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).


Importância

A cada ano mais de 2 milhões de pedidos de patentes são depositados ao redor do planeta. Pesquisa realizada pelo Escritório Norte-Americano de Propriedade Intelectual estima que 70% da produção de conhecimento tecnológico é exclusivamente encontrada no formato de patentes.

O setor de estudos voltados ao desenvolvimento de pesquisas com fins de criação de produtos já patenteados e protegidos movimenta em torno de US$ 30 bilhões.

“Com a inclusão da -Pesquisa em Bases de Propriedade Intelectual – nas propostas de projetos, promoveremos a aproximação dos pesquisadores com a imensa quantidade de informação contida nas bases de propriedade intelectual. Temos a certeza de que isso trará grandes benefícios para todo o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, diz Andrade.

Para relatar e elucidar dúvidas sobre este novo dispositivo, o CNPq criou um vídeo que aborda as bases que agrupam dados sobre patentes e outras modalidades de propriedade intelectual.

Agência ABIPTI, com informações do CNPq.


Nota do Managing Editor - A ilustração apresentada não consta da matéria original e foi adicionada pela Editoria do Boletim.


Assuntos Conexos:
Patentes e Propriedade Intelectual.



<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco