A explosão da bolha das terras-raras é uma meia-surpresa.

Jean-Louis Cabiron, Presidente do Escritório de Desenvolvimento Eboo, empresa especializada em aceleração de transferências de tecnologias, explica porque, contrariamente ao que certos peritos haviam anunciado, o preço das terras-raras começa a baixar.

No mercado de metais high-tech, a alta vertiginosa da demanda e dos preços de terras-raras parece ser inexorável e ao abrigo das depressões econômicas atuais.

O rápido declínio dos preços hoje constatados, se explica, segundo nossa experiência neste campo, por quatro pontos:

• A recessão econômica na China, que atingirá 7,4% de crescimento este ano, após vários trimestres de declínio, e no mundo, onde a demanda está estagnada, incluindo os EUA, ao contrário das expectativas dos "Planos de Estímulos para o Setor Elétrico" do Presidente Obama;

• O surgimento de uma produção global, estruturada em torno da Rare Earths Technology Alliance (RETA), recentemente criada. Molycorp, Lynas, ARM, Rare Element Resources, Quest Tasman, Rhodia/Tantalus... que detêm 60 a 70% dos depósitos tinham já reagido com mais de 20 projetos de mineração, em curso de reativação, para reduzir as tensões;

• O surgimento tímido, mas tenaz, de substitutos para utilizações de terras-raras;

• A chegada de terras-raras a partir da reciclagem, tais como as do exemplo Rhodia. Esses volumes são certamente marginais, frente a uma demanda estimada em 130.000 toneladas, em 2012. Um grande obstáculo ao desenvolvimento destas tecnologias emergentes da "mineração urbana" é que elas são complexas para ser implementadas e, frequentemente, têm custos altos. Seu posicionamento está intimamente ligado a preços altos.

Terras Raras.

Créditos: Metal Pages.

O Escritório Eboo Development trabalha, desde 2008, para clientes baseados nos EUA, na Europa e no Japão, na extração de metais preciosos de lamas/escórias industriais e de terras-raras, tais como o Neodímio (Nd), o Disprósio(Dy) e o Praseodímio(Pr). O rendimento econômico da extração, com um custo aceitável pelo mercado, é um motor evidente para a reciclagem de terras-raras. Esta experiência revela que a variabilidade de resíduos é um parâmetro primordial a ser considerado da mesma forma que o preço dos óxidos.

A paralisação temporária de Baotou, a maior mina do mundo produzindo 2/3 da capacidade chinesa para reduzir os estoques, conseguirá restabelecer o nível global dos preços, reduzindo a oferta? No contexto técnico-econômico atual, que não é mais aquele de 1980-90, isto ainda é uma incógnita.

Industrie et Technologie (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

China: um jazigo de terras-raras.

Exploração de terras-raras na China.

"Mineração urbana".

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco