lqes responde
H1N1

sopa primordial

propriedade intelectual

o que é uma nanopartícula?

elipsômetro

lápis-lazuli

cosméticos

genéricos

cartilha de produtos clandestinos

controle de produtos químicos

água grau reagente

reprografia e direito autoral

caderno de laboratório

recomendações de segurança

pilhas e baterias: descarte

nomenclatura e símbolos IUPAC

acrônimos

glossário lqes

abreviaturas de periódicos

conheça um laboratório

redigir trabalhos científicos

o que são patentes?

GLOSSÁRIO LQES

Os verbetes, redigidos em português, estão repertoriados em ordem alfabética. Ao clicar na letra do alfabeto, você terá acesso aos verbetes já produzidos. Aguarde, pois outros virão!

A B C D E F G H I J K L M
N O P Q R S T U V W X Y Z

J  - voltar
Jornada nas estrelas, cenário

Algumas construções de dispositivos potencialmente perigosos, que podem se auto-replicar espalhando-se desastrosamente.

Junção p-n Região de contato, em escala atômica, entre um semicondutor tipo-p e um tipo-n.

L  - voltar
Laboratório fechado de montagem Sistema montador multipropósito, instalado num sistema que permite apenas troca de energia e informação com o ambiente.
Liga Sólido que compreende dois ou mais elementos que têm propriedades metálicas.

M  - voltar

Macroorganismo

Organismo vivo, composto de um grande número de agentes individuais (seres vivos e máquinas).

Macrobiologia

Nova biologia dos macroorganismos

Macroscópio

Método e ferramenta de observação do infinitamente complexo. O computador, graças a seu poder de simulação, tornou-se um "macroscópio".

Macrovida Vida de um macroorganismo planetário.
Máquina molecular Qualquer máquina com partes precisas em nível atômico, de dimensões nanométricas, e que pode ser usada para descrever dispositivos moleculares encontrados na natureza.
Medicina molecular

Variedade de técnicas médicas/farmacêuticas e terapias atualmente em uso.

Meissner, efeito

Repulsão de um campo magnético (diamagnetismo perfeito) realizada por um supercondutor.
Mho Unidade de condutância, recíproco do ohm.
Microestrutura Arranjo de átomos na escala de micrometros (10-6m).
Microscópio de varredura por tunelamento, (STM), [Scanning Tunneling Microscope] Instrumento capaz de imagear átomos individuais (ou íons), com elevada precisão, através de tunelamento mecânico-quântico de elétrons, entre uma ponta atômica condutora de eletricidade e o substrato imageado.
Mídia-morfose

Revolução da comunicação devido ao poder dos computadores multimídia e das redes de comunicação.
Modem Aparelho eletrônico que permite aos computadores comunicar por redes telefônicas.
Molécula Grupo de átomos mantidos unidos por ligações químicas. A unidade típica manipulada pela nanotecnologia.
Molibdenita Nome comum do mineral MoS2, cuja estrutura em camadas (lamelas) permite que seja usado, por exemplo, como lubrificante sólido.
Montador

Dispositivo multipropósito de fabricação
molecular, capaz de guiar reações químicas pelo posicionamento das moléculas.

Multimídia Convergência de suportes e de técnicas de comunicação via texto, som e imagem.
Multiprocessador

Chip eletrônico ou computador, capaz de tratar a informação de forma paralela e não mais apenas seqüencial (uma informação após outra).

N  - voltar
Nano- Prefixo que significa um bilionésimo do metro (1/1.000.000.000).
Nanocomputador Computador com partes construídas em escala molecular.
Nanocirurgia Termo genérico que inclui reparação molecular e cirurgia molecular.
Nanoeletrônica

Eletrônica em escala nanométrica, quer feita por técnicas correntes, quer por nanotecnologia. Inclui ambos: eletrônica molecular e dispositivos em nanoescala, semelhantes aos atuais dispositivos semicondutores.
Nanofabricação O mesmo que manufatura molecular.
Nanomáquina

Máquina molecular artificial, do tipo feito por manufaturação molecular.

Nanotecnologia

Desenvolvimento e uso de dispositivos, os quais têm tamanho de alguns poucos nanometros. Pesquisa que vem sendo realizada, visando componentes muito pequenos, os quais dependem dos efeitos eletrônicos e podem envolver um número contável de elétrons em sua ação. Tais componentes podem ser muito mais rápidos que os componentes maiores. Considerável interesse tem sido dado à produção de estruturas em nível molecular, obtidas por seqüências de reações químicas. Tem, ainda, sido possível manipular átomos individualmente, nas superfícies, usando-se uma variação do microscópio de força- atômica.

O  - voltar
Ordem-desordem, transição de fase

Transição de fase que envolve reorientação ou reposicionamento de átomos em uma estrutura, passando-se de um arranjo mais ordenado a um mais aleatório, ou vice versa.