Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
 lqes responde
H1N1

sopa primordial

propriedade intelectual

o que é uma nanopartícula?

elips˘metro

lápis-lazuli

cosméticos

genéricos

cartilha de produtos clandestinos

controle de produtos químicos

água grau reagente

reprografia e direito autoral

caderno de laboratório


recomendações de segurança

pilhas e baterias: descarte

nomenclatura e símbolos IUPAC

acrônimos

glossário lqes

abreviaturas de periódicos

conheça um laboratório

redigir trabalhos científicos

o que são patentes?

 
GLOSSÁRIO LQES 

Os verbetes, redigidos em português, estão repertoriados em ordem alfabética. Ao clicar na letra do alfabeto, você terá acesso aos verbetes já produzidos. Aguarde, pois outros virão!

A B C D E F G H I J K L M
N O P Q R S T U V W X Y Z


D  - voltar
Defeito pontual

Defeito dimensional devido a uma vacância (átomo ausente, impureza substitucional ou átomo intersticial).
Deformação plástica

Habilidade para reconfigurar um material, graças ao deslizamento, um relativamente a um outro, de planos atômicos em um cristal (deformação elástica contráctil).

Desenvolvimento adaptativo regulado Como prolongamento do "desenvolvimento durável", essa expressão enfatiza a simbiose necessária entre economia e ecologia, da mesma forma que ressalta a importância da "governança", de suas regulações e mecanismos adaptativos.

Design (engenharia), de proteínas

Design (projeto) e construção de novas proteínas; possibilidades tecnológicas para a nanotecnologia.

Deslizamento, plano de Plano de átomos capaz de, com relativa facilidade, deslizar em relação a um plano de átomos adjacentes.
Digitalização

Técnica informática que permite converter som ou imagens em números. As informações podem, então, ser tratadas por computador e circular em redes, como se se tratasse de uma língua comum às máquinas.

Diodo emissor de luz, LED

Junção semicondutora p-n, construída de tal forma que, os elétrons, ao decaírem da banda de condução para a banda de valência, emitem radiação.
DNA Molécula com informação genética codificada encontrada em células-núcleo.
Dulong e Petit, lei de Observação na qual numerosos elementos metálicos têm uma capacidade calorífica molar não superior à 25 J/mol.grau (3R), à altas temperaturas. Usado inicialmente como método para a determinação de pesos atômicos.



E  - voltar
Ecosfera Conjunto dos ecossistemas naturais e daqueles construídos pelo homem.

Ecossistema

Sistema que reagrupa espécies vivas em interdependência. Por extensão: sistema que reúne seres vivos e máquinas funcionando em interdependência.

Eletrônica molecular

Qualquer sistema com dispositivos eletrônicos atomicamente precisos, de dimensões nanométricas, feitos com partes moleculares discretas, ao invés de materiais contínuos, encontrados atualmente nos dispositivos semicondutores.

Emergência

Surgimento repentino de estruturas, idéias e de sistemas originais.

Engenharia automatizada

Esboço de engenharia dado por um sistema computacional, o qual gera projetos detalhados, contendo amplas especificações, com pequena ou nenhuma participação do homem.

Engenharia exploratória

Esboço e análise de sistemas, teoricamente possíveis, mas que ainda não podem ser construídos devido a limitações em termos de ferramentas.

Engenharia de sistemas moleculares

Esboço, análise e construção de sistemas de partes moleculares, trabalhando juntas para realizar uma tarefa comum.

Enzimas

Máquinas moleculares, feitas de proteínas, encontradas na natureza, as quais, rapidamente, podem catalisar reações químicas.

Epitaxia de feixe
molecular, MBE

Técnica para crescimento de sólidos, camada atômica por camada atômica, baseada em precursores liberados para um substrato alvo através feixes colimados de átomos ou moléculas.

Ergonomia intelectual

Ciência que estuda as inter-relações entre o homem e as máquinas, a fim de otimizar o controle.

Esfalerita

Nome dado ao mineral ZnS (também chamado "zinco blenda") no qual há um arranjo cúbico, de face centrada de ânions com cátions no interior dos buracos tetraédricos.

Estequiometria variável

Situação em que quantidades significativas de um átomo estão presentes nos interstícios de um composto hospedeiro.




F  - voltar
Fabricação automatizada

Como usado aqui, fabricação baseada em nanotecnologia, requerendo pouco trabalho humano.

Ferrimagnetismo

Fenômeno pelo qual os momentos magnéticos internos de elétrons (ímpares), no domínio de um sólido, estão alinhados e agem cooperativamente.

Fibra óptica

Vidro ou cabo plástico capaz de, com altíssima eficiência, transmitir luz.

Flutuações

Variações de grandeza física ou biológica que se traduzem por oscilações ao longo do tempo.

Fônons

Vibrações coletivas quantificadas de átomos em um sólido.

Força atômica,
microscópio (AFM)

Instrumento capaz de, com precisão molecular, imagear superfícies, permitindo, assim, sondá-las mecanicamente. Um tipo de sonda de "esquadrinhamento".

Fractal

Forma ou estrutura constituída de motivos idênticos, que estão em escalas diferentes de observação. Noção que se aplica à comunicação, educação, cultura, tempo, etc.

Fractal, cultura

Cultura que traz em si os germens de sua própria construção.

Fractal, educação

Forma de educação que favorece os métodos, princípios e ferramentas de aquisição de conhecimento, mais do que a memorização de saberes enciclopédicos.

Fractal, tempo

Tempo que contém, ao mesmo tempo, a duração e o instante. Existem diferentes densidades de tempo fractal.




G  - voltar

Gaïa

Nome dado ao planeta terra por James Lovelock Gaïa. Trata-se de uma metáfora que aproxima o funcionamento do planeta àquele de uma máquina auto-regulada ou de um organismo vivo.




H  - voltar

Hidrodessulfurização (HDS)

Eliminação de enxofre do petróleo cru.

Hierarquia de níveis

Organização de sistemas complexos, por encaixes sucessivos de blocos de construção (átomos, células, sociedades), formando níveis hierárquicos superpostos.

Histerese

Fenômeno pelo qual uma propriedade de um material depende de sua história de amostragem. Por exemplo: a estrutura e a condutividade elétrica de um material - tal como NiTi -, acima da temperatura correspondente à sua mudança de fase, depende de se a amostra foi aquecida ou resfriada antes de atingir a temperatura ambiente.

Homeostasia

Do grego homeos (mesmo) e stasis (ficar). Propriedade de estabilidade dinâmica de sistemas complexos, organismos vivos ou ecossistemas. Homeostasia significa manutenção de um equilíbrio pelo jogo das regulações. Um sistema homeostático resiste às mudanças e às perturbações.




I  - voltar

Interferência construtiva

Condição verificada quando duas ou mais ondas estão em fase e interferem gerando uma onda com amplitude e intensidade aumentadas.

Isolante

Tipos de material com banda de valência quase que completamente preenchida com elétrons e com uma banda proibida (gap) muito grande (maior que 5 eV). Tais materiais são maus condutores de eletricidade.

Imunidade mediática

Forma particular de proteção que torna uma pessoa "intocável", por uma forte resposta mediática a seus propósitos e atitudes.

Infovia

Termo que designa uma auto-estrada eletrônica.

Info-estrutura

Por analogia com infra-estrutura, é dito das pesadas estruturas necessárias para o funcionamento das redes de comunicação.

Intelifone

Telefone que integra um computador e uma tela de vídeo.

Inteligentes, materiais e produtos

Materiais e produtos dotados de um "comportamento" relativamente complexo, devido à incorporação de nanocomputadores e nanomáquinas. Também usado para produtos que têm alguma "habilidade" para responder ao ambiente.

Internet

Megarede internacional de comunicação interpessoal por computadores. É a primeira auto-estrada eletrônica internacional.

Introsfera Subconsciente do cérebro planetário. Esfera de interiorização de consciências coletivas, interconectadas por redes de comunicação.

Isotrópica (o)

Propriedade que se manifesta igualmente em qualquer direção.

 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco