Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
 lqes responde
H1N1

sopa primordial

propriedade intelectual

o que é uma nanopartícula?

elips˘metro

lápis-lazuli

cosméticos

genéricos

cartilha de produtos clandestinos

controle de produtos químicos

água grau reagente

reprografia e direito autoral

caderno de laboratório


recomendações de segurança

pilhas e baterias: descarte

nomenclatura e símbolos IUPAC

acrônimos

glossário lqes

abreviaturas de periódicos

conheça um laboratório

redigir trabalhos científicos

o que são patentes?

 
GLOSSÁRIO LQES 

Os verbetes, redigidos em português, estão repertoriados em ordem alfabética. Ao clicar na letra do alfabeto, você terá acesso aos verbetes já produzidos. Aguarde, pois outros virão!

A B C D E F G H I J K L M
N O P Q R S T U V W X Y Z


P  - voltar
Paradigma

Modo de pensar que se refere a princípios fundamentais partilhados por uma comunidade. Uma mudança de paradigma resulta da emergência de novos modos de pensamento e de referência.

Paramagnetismo

Fenômeno caracterizado pela atração de um material por um campo magnético, devido à presença de número impar de elétrons.

Perovskita Mineral CaTiO3. Nome dado também a uma classe de estruturas que apresenta a estrutura perovskita.
Piezoeletricidade

Fenômeno por meio do qual a aplicação de um campo magnético em certos sólidos faz com que mudem de forma. Reciprocamente, sua deformação mecânica produz um sinal elétrico.

Piroxeno

Classe de materiais unidimensionais, com uma cadeia única, formada por tetraedros de silicatos ligados.
Pixel Menor ponto que pode ser exibido sobre a tela de um computador.
Poisson, razão (das propriedades mecânicas de um material ) U = fração de decréscimo da largura/fração de aumento do comprimento = (Aw/w)/(Al/l)
Polimorfo

Substância que se cristaliza em duas ou mais diferentes formas, tal como as formas wurtzita e esfarelita de ZnS ou grafite, diamante e formas fulerênicas de C.

Prions

Moléculas simples contendo cerca de 250 aminoácidos. Possuem variantes anormais de proteínas as quais ocorrem normalmente nas células. Os prions têm a habilidade de converter formas normais em formas anormais.




Q  - voltar
Química combinatória

Novo domínio da Química que permite fabricar, simultaneamente e em paralelo, bilhões de moléculas novas.




R  - voltar

Razão de raios (iônicos)

Nos compostos iônicos, o raio de um cátion dividido pelo raio de um ânion.

Realidade virtual Técnica da informática que permite criar universos de síntese, no seio dos quais um usuário pode "apoderar-se" de objetos, modificar formas, agir sobre o meio.
Realidade virtual, sistema

Combinação de um computador com interface e dispositivos, que dá ao usuário a ilusão de estar no mundo tridimensional dos objetos gerados pelo computador.

Refinamento por zona

Processo de obtenção de materiais puros que envolvem fusão de uma pequena região do sólido impuro e move gradualmente a zona fundida. As impurezas tendem a concentrar-se no fundido, tornando altamente purificada a região recristalizada.

Refletividade

Soma da luz refletida relativamente ao total de luz incidente.

Replicador

Sistema que, quando provido de matérias- primas e energia, é capaz de construir [reproduzir] cópias de si mesmo.

Ribossoma

Máquina molecular que fabrica naturalmente proteínas, de acordo com instruções oriundas dos genes.



S  - voltar
Semicondutor tipo-p

Semicondutor dopado com um elétron aceitador, de tal modo que o número de buracos móveis da banda de valência excede o número de elétrons móveis da banda de condução, no equilíbrio térmico.

Schottky, defeito

Em um composto iônico, tipo de defeito de vacância, consistindo de um par de cátions e ânions em sítios vacantes.

Simbionomia Teoria unificada da auto-organização e da dinâmica de sistemas complexos. Evolução simbionômica: evolução generalizada que leva a um aumento da complexidade e da organização, estendendo-se ao conjunto da matéria, da vida, do homem e das sociedades.
Simbiose Associação entre espécies vivas, a qual se realiza com benefício mútuo dos participantes. Por extensão: associação entre espécies vivas e sistemas ou organizações macrobiológicas, incluindo máquinas.
Síntese posicional Controle de reações químicas através do posicionamento preciso de moléculas reativas. É a principal base dos montadores.
Sistema complexo Sistema que se caracteriza pelo elevado número de elementos que o constituem, pela natureza das interações entre os mesmos, e pelo número e variedade de ligações que os unem entre si. São exemplos de sistemas complexos: a célula, uma cidade, um ecossistema.
Sistêmica

Nova abordagem que permite organizar os conhecimentos, tendo em vista maior eficiência de ação. A sistêmica diz respeito ao estudo dos sistemas e sua evolução no tempo.

Sputtering

Técnica de preparação na qual íons gasosos bombardeiam um cátodo metálico, fazendo com que os átomos liberados do metal possam formar um revestimento metálico em um dado substrato.

SQUID

Dispositivo quântico de interferência supercondutora. Tal dispositivo - baseado nas junções de um supercondutor com um isolante, fornece um método sensível para detectar campos magnéticos.

SSMK Abreviatura usada para Kit Modelo para Estado Sólido (Solid-State Model Kit).
Substitucional, solução sólida Sólido puro e homogêneo, no qual um tipo de cátion (ou ânion) foi aleatoriamente substituído na estrutura por um cátion similar (ou ânion).
Subsunção Ação de subsumir (do latim sumptio , substantivo verbal de sumere , "pegar", "agarrar"). Subsumir significa pensar um objeto individual como compreendido em um conjunto. ("Considerar como dependente ou como compreendido em.")
Supramolecular Conjunto [agregado, reunião] de moléculas que formam arquiteturas organizadas (naturais ou fabricadas pelos químicos). Exemplos: invólucro de um vírus, membranas das células, filmes finos, etc.
Surfactante

Material que, a exemplo de um sabão ou detergente, reduz a tensão superficial. A molécula tem, tipicamente, uma "cabeça" polar e uma "cauda" não-polar.




T  - voltar

Tecnologia extendida (bulk)

Tecnologia pela qual átomos e moléculas são preferivelmente manipulados de modo extendido (bulk), ao invés de individualmente.

Tecnosfera

Conjunto de ferramentas, de técnicas e de máquinas (mecânicas e eletrônicas) que asseguram a produção, a reprodução e a manutenção do organismo social.

Termoluminescência

Energia luminosa que se forma quando uma amostra é submetida ao calor.

Travamento (reações químicas)

Fechamento de um sistema ou de um setor, em conseqüência da realização de reações autocatalíticas. O encadeamento de círculos virtuosos (rendimentos crescentes) pode conduzir ao travamento de um setor, não sendo possível se dar qualquer outra evolução.

Tunelamento

Movimento de um elétron, através de uma barreira clássica, devido às suas ondas naturais.




U  - voltar
Unimídia

Domínio criado pela convergência das mídias numéricas. Nova escrita eletrônica para comunicação no futuro.




V  - voltar
Vacância

Ausência de átomo ou íon em um cristal.

Valência, Banda de

Banda de energia mais alta, situada acima da banda proibida (gap) (BV).

Van der Waals, Forças de

Forças interatômicas fracas que dominam interações entre moléculas não-polares ou átomos.

Vida artificial

Fabricação pelo homem de formas de vida capazes de se desenvolver de modo autônomo e independente.

Vírus

Parasita (originalmente consistindo de material genético) que invade células, apoderando-se de sua maquinária molecular, de produzir cópias de si mesmo.




W  - voltar
Wurtzita

Mineral de forma ZnS no qual os ânions formam um arranjo hexagonal (compacto) e os cátios estão no centro, dos buracos tetraédricos.




Z  - voltar
Zeólita Aluminosilicato que possui uma estrutura de aluminato e silicato tetraédricos e unidades silicato octaedricas que formam séries de túneis e cavidades.
Zinco blenda

Nome comum do mineral ZnS (também chamado esfarelita), no qual ao ânions formam um arranjo cúbico de face centrada e os cátions estão no centro dos buracos tetraédricos.

 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco