LQES NEWS - Ano XII - número 261 - 15 de fevereiro de 2013.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Carteiros notáveis.
Matéria de Carlos Fioravanti, publicada na revista Pesquisa Fapesp, de fevereiro/2013, destaca os esforços de pesquisadores brasileiros no estudo de "carreadores" para fármacos contra câncer. Resultados obtidos no LQES são comentados.

# A caminho de células solares flexíveis de alto rendimento.
Pesquisadores da Universidade de Stanford, coordenados por Xiaolin Zheng, conseguiram desenvolver um novo tipo de célula solar flexível que, daqui a alguns anos, poderá vir a equipar os tetos de nossos automóveis, nossos celulares ou nossos laptops.

# "Escutando" as células : cientistas sondam, com som de alta frequência, células humanas.
Pesquisadores da Universidade de Bordeaux utilizaram ondas sonoras, de alta frequência, como sonda para acessar a rigidez e a viscosidade do núcleo de células humanas.

# Graphene Flagship" : projeto europeu emblemático e bilionário.
Comissão Europeia lança um dos dois primeiros "FET Flagships" com uma dotação, sem precedentes, de um bilhão de euros, ao longo dos dez próximos anos.

# Molécula orgânica substituiria os chips de silício ?
Pesquisadores americanos e chineses apostam numa alternativa para o silício.

# Pedidos de patentes apresentam crescimento em 2012.
Apesar das incertezas globais, o cenário da inovação permanece em alta no Brasil.

* Pontos de Vista

# Revistas científicas de qualidade duvidosa !
Editor Científico do LQES NEWS introduz o problema e remete a artigo publicado no site SciDev Net.

LQES NEWS - Ano XII - número 260 - 01 de fevereiro de 2013.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Óxido de grafeno e suas sutilezas !
Pesquisadores do LQES revelam o importante papel dos debris oxidados, em publicação na revista Chemistry of Materials da American Chemical Society.

# França dá o primeiro passo para a rastreabilidade de nanopartículas.
Desde 1o de janeiro, os fabricantes, importadores e distribuidores de nanopartículas devem declarar à Agência Nacional de Segurança Sanitária as quantidades e os usos destes materiais.

# Gás de xisto : fugas de metano seriam mais importantes que o esperado.
Nos novos projetos de perfuração de jazidas de gás de xisto, cientistas americanos evidenciaram, uma vez mais, a liberação de metano na atmosfera, contestando assim o argumento que este tipo de energia oferece uma alternativa ao carvão, em termos de emissão de gás de efeito estufa.

# Areias betuminosas : boa fonte de hidrocarbonetos, mas, ...poluem !
A areia betuminosa é vista por muitos como uma alternativa às jazidas de petróleo. Um estudo realizado no Canadá - um dos principais produtores -, revela que a poluição se acumula no país.

# Petrobras inicia produção comercial em campo gigante.
A Petrobras informou que teve início a produção comercial do campo gigante de Sapinhoá, no pré-sal da bacia de Santos, no dia 5 de janeiro, uma semana antes da data original, prevista para 13 de janeiro.

# Físicos criam "livro de receitas" para construção de novos materiais.
Partículas injetadas em um meio de cristal líquido podem ser descritas por teoremas matemáticos existentes podendo prever materiais com propriedades até então desconhecidas.

* Pontos de Vista

# Universidade e Conhecimento Novo.
Editor científico do LQES faz algumas ponderações sobre o tema e remete a um instigante artigo de Gabriela Celani.