LQES NEWS - Ano XII - número 263 - 18 de março de 2013.

Novidades de C&T&I e do LQES
# Transistores de grafeno para a bioeletrônica.
Na Alemanha, pesquisadores acabam de mostrar que transistores de efeito de campo, fabricados com grafeno, poderiam servir de interface com neurônios. Pensam mesmo em poder integrá-los em implantes de retina.

# Nanotubos para explorar o melhor uso da energia osmótica dos estuários.
Você sabe o que é energia osmótica ? É a energia explorável a partir da diferença de salinidade entre a água do mar e a água doce, sendo as duas águas separadas por uma membrana semipermeável.

# Nova forma de energia fotovoltaica utiliza metais nanoestruturados.
Novo método de conversão da energia fotovoltaica, via sol, utilizando metais bem mais comuns que os semicondutores usados nos procedimentos convencionais.

# Veneno de abelha na luta contra a AIDS - é possível, graças às nanopartículas.
Alguns dias após o anúncio da primeira cura aparente de um lactente, eis uma nova boa nova na luta contra o vírus da AIDS.

# Países emergentes quase alcançam G7 em patentes.
Os países do grupo dos Bricks, as cinco maiores economias emergentes do mundo, já têm uma produção científica na mesma escala de grandeza daquela dos países do G7.

# Comitê discute estratégias e políticas para nanotecnologia.
Trazer a nanotecnologia para a agenda do país e possibilitar o desenvolvimento do setor com base em políticas públicas integradas e práticas adequadas.

* Pontos de Vista

# Ainda precisamos de muitos doutores !
Editor Científico do LQES NEWS introduz e comenta artigo de Paula Stephan sobre a questão da força de trabalho em C&T.

LQES NEWS - Ano XII - número 262 - 04 de março de 2013.

Novidades de C&T&I e do LQES
# Como recarregar um celular com silício e água.
Seu celular, na praia, deixa de funcionar porque a pilha a combustível que o alimenta esgota suas reservas de hidrogênio. Não se preocupe : basta jogar nanopartículas de silício em uma garrafa de água.

# Convenção internacional sobre o mercúrio é adotada.
Restrição ao uso do mercúrio foi adotada pela comunidade internacional, em Genebra (Suíça).

# O meteorito do Ural pesava cerca de 10.000 toneladas.
A Nasa publicou suas conclusões sobre a queda e a explosão de um meteorito em 15 de fevereiro, na Rússia : o corpo devia medir uma quinzena de metros e pesar entre 7.000 e 10.000 toneladas. Os primeiros destroços acabam de ser encontrados.

# Eletrônica sobre carbono : caminho liberado.
Agora é certo: os nanotubos de carbono são chamados para, eventualmente, substituir o silício na eletrônica. Mas antes que isto aconteça, numerosos obstáculos precisam ser transpostos.

# Pesquisadores descobrem bactéria que fabrica ouro.
Bactéria produz nanopartículas de ouro para se desenvolver em soluções tóxicas do metal precioso.

# "Embrapa da indústria" inicia com capital de até R$ 800 milhões.
O governo brasileiro pretende anunciar proximamente a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) - uma nova estatal que nascerá com a missão de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico nas indústrias.

* Pontos de Vista

# Repensando a graduação em ciências químicas !
Editor Científico do LQES NEWS introduz o problema e remete a estudo publicado pela American Chemical Society (ACS).

* Em Pauta
Congressos e Eventos 2013.
Conheça os congressos e eventos científicos de 2013 associados às temáticas veiculadas pelo LQES Website.