eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

Materiais - 2008

Na direção de um transistor supercondutor !
Computadores baseados em uma eletrônica supercondutora funcionarão mais rápido, gastando menos energia.

Plásticos "atrativos" ou "repulsivos" podem reduzir o grau de biocontaminação dos alimentos.
Superfícies plásticas com propriedades antibacterianas representam uma solução, além de inovadora, promissora.

Fitas adesivas escondem segredo i-nu-si-ta-do : emitem radiação X !
Triboluminescência reemerge. E promete !

Tese defendida no LQES avança os conhecimentos sobre nanoestruturas de sulfetos de molibdênio e tungstênio.
Reações template levam à formação de nanotubos e nanobastões de sulfetos de molibdênio e tungstênio.

Simpósio homenageia Prof. Fernando Galembeck.
O evento ocorreu como parte da programação do AutoOrg2008, realizado na cidade de São Pedro, Estado de São Paulo.

Vitrais da Idade Média funcionavam como purificadores de ar.
Vitrais pintados com ouro purificam o ar quando aquecidos pela luz do sol, descobriu uma equipe da Universidade de Queensland.

Materiais semicondutores têm seus defeitos mapeados.
Pesquisadores irlandeses fazem uso combinado da microscopia e espectroscopia fotoacústica.

Folha de papel : suporte físico de um transistor e, ainda, o seu isolante elétrico.
"Presente como suporte possível de componentes eletrônicos, pela primeira vez o papel é utilizado como parte integrante do transistor".

Nanofios magnéticos dopados com íons carbono.
Pesquisadores alemães fabricam nanofios ferromagnéticos contendo manganês, silício e carbono.

Espelhos líquidos, de ferrofluido, poderão em breve equipar telescópios.
Pesquisadores da Universidade de Laval (Canadá) exploram as propriedades singulares desta família de materiais.

IBM investe pesado na pesquisa sobre semicondutores.
No alvo, a miniaturização de circuitos até o nível do átomo. Daí, fabricação de computadores mais possantes, sem consumir muito mais energia.

Nanotubos : utilização surpreendente fora da eletrônica !
Não utilizado em um chip ou em uma bateria, como você logo imaginaria, mas formando um fio invisível e po-de-ro-sís-si-mo !

Nanotubos de carbono prometem concreto mais durável e barato.
Uma hidratação inadequada do cimento pode estar na origem de um concreto ruim : "é ela que comanda as propriedades microscópicas e macroscópicas do mesmo".

Do colóide ao vidro !
"Cientistas das universidades de Bristol, de Tóquio e da Austrália estudaram o fenômeno que leva ao aparecimento de um vidro a partir de um colóide".

Pesquisadores canadenses criam os "nanofios" do futuro.
Foi transposto importante obstáculo na direção da revolução nanotecnológica da fabricação de fios em escala "nano" sobre um chip de silício.

Transistores de grafeno já podem funcionar em temperatura ambiente.
Pesquisadores da Universidade de Stanford usaram métodos químicos para a fabricação dos dispositivos.

Produção de tecido ósseo in vitro num tempo muito menor.
Pesquisadores irlandeses e engenheiros da Siemens reivindicam este desenvolvimento.

Nova rota para a fabricação de nanopartículas magnéticas.
Pesquisadores americanos utilizam feixes de íons em ambiente gasoso a altas pressões.

Grafenos : mais um método de preparação disponível.
O grafeno - por suas extraordinárias propriedades físicas, principalmente eletrônicas, ópticas e mecânicas - é, no momento, um dos materiais mais estudados.

Metamateriais abrem a porta para a "invisibilidade" !
Pesquisadores japoneses e escoceses concebem teoricamente a "capa de invisibilidade".

Banco de dados de estruturas zeolíticas.
O banco de dados contém informação estrutural de todos os tipos de esqueletos zeolíticos aprovados pela Structure Commission da International Zeolite Association (IZA-SC).

Acredite se quiser : fibras de teia de aranha podem ser sintetizadas em laboratório !
Processo de fabricação de fios de teia de aranha permite evidenciar condições físico-químicas para seu desenvolvimento.

Material poroso mostra alta performance para estocar CO2.
A novidade vem dos pesquisadores de vários laboratórios associados do CNRS - Centre National de la Recherche Scientifique, da França.

Nanopartículas possibilitam economia no número de rebites nos aviões.
É isso mesmo : o uso de nanopartículas na soldagem pode gerar economia de milhões !

Difícil acreditar : "borrachas" supramoleculares fazem milagres !
Novo material com propriedades "emborrachantes" pode se auto-reparar, afirmam pesquisadores.

Liga de vidro metálico mais resistente que o titânio !
Pesquisadores do Caltech confirmam e aumentam as perspectivas do uso destes materiais que aliam resistência mecânica com elasticidade.

Um plástico que muda a dureza "sob solicitação".
Pepino-do-mar dá a pista para pesquisadores de materiais poliméricos.

Acaba de ser concebido o material mais negro jamais visto.
A idéia foi criar um tapete de nanotubos e a equipe do Professor Pulickel Ajayan, do Rensselaer Polytechnic Institute (EUA) fez isso !

As lentes córneas de amanhã !
A combinação de técnicas de ponta em nanotecnologia permitiu a criação de lentes córneas flexíveis que podem ser integradas a circuitos elétricos.

Superfícies inteligentes que se adaptam às condições ambientais e com capacidade de auto-reparação.
Projeto financiado pela Volkswagen está em desenvolvimento por físico-químicos alemães.

Copolímeros em escala nanométrica podem ter as distâncias entre seus elementos estruturais controladas por campo elétrico.
Pesquisadores da Universidade de Bayreuth (Alemanha) demonstraram esta possibilidade

Plástico biodegradável a partir do amido.
Pesquisadores taiwaneses usam processo biotecnológico através de uma bactéria encontrada no mar.