LQES NEWS - Ano VI - número 123 - 16 de abril de 2007.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Vital Brasil : comemorados os 90 anos da doação da patente do soro ofídico ao Governo Brasileiro.
A pequena e charmosa cidade de Campanha, Minas Gerais, festeja seu filho mais ilustre.

# Estocagem de hidrogênio : fulerenos dão o ar da graça !
Pesquisadores russos estudaram os fulerenos e seus assemelhados e concluíram por sua grande potencialidade de armazenagem do gás.

# A hora e a vez dos ímãs orgânicos !
A novidade vem do Departamento de Química da Universidade de Victoria, Canadá.

# Eletrônica Flexível : Taiwan acredita na tecnologia e inaugura seu laboratório-piloto.
O Industrial Technology Research Institute (ITRI) prevê investimentos da ordem de 9 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de reais).

# Luz movimenta líquido !
Pesquisadores de Chicago e Bordeaux conseguem realizar o feito, utilizando laser e mistura de água e óleo.

# Daqui ao final de 2007 todos os cursos do MIT terão acesso livre pela Internet.
O Massachusetts Institute of Technology (MIT) será a primeira universidade americana a colocar gratuitamente na Internet a totalidade de seus cursos.

# No ar, avião equipado com uma cela a combustível !
Modelo batizado com o nome HyFish foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Espacial da Alemanha.

# Energia eólica : eletricidade mesmo sem vento !
A idéia da empresa americana General Compression foi colocar na parte superior do moinho de vento um compressor de ar.

# Doadores universais : nova perspectiva para a transfusão sanguínea.
Pesquisadores franceses e empresa americana prometem sangue tipo O para todo mundo.

* Pontos de Vista

# Costurando com a eletrônica ....
Tecidos que imitam as "armaduras de malha" da Idade Média inspiram pesquisadores americanos a buscar tecidos micrométricos com eletrônica embarcada integrada.

Entrevista
# LQES NEWS entrevista com exclusividade, Jacobus W. Swart, Professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp e novo Diretor do Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA).

LQES NEWS - Ano VI - número 122 - 02 de abril de 2007.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Nova arma contra bactérias resistentes a antibióticos.
A idéia de pesquisadores americanos é intensificar o stress imposto às bactérias usando os próprios mecanismos de defesa do organismo. Para isto usaram o elemento gálio.

# As 10 tecnologias emergentes em 2007, segundo o MIT.
As tecnologias foram eleitas em função de seu potencial de impacto sobre a economia e a sociedade.

# Aprovisionamento de energia : impacto das ciências químicas.
Relatório lançado por um conjunto de sociedades científicas ligadas à química e energia explora vários aspectos da importância da Química para o setor.

# Uma indústria química sobre um chip.
Aplicações nos setores de farmácia, cosmética e agroindústria.

# Etanol celulósico : nos EUA, passa à escala industrial.
O investimento é da ordem de 1,2 bilhões de dólares, para seis usinas.

# Macroinvestimentos para nano dispositivos !
A Intel investe 1 bilhão de dólares em sua fábrica de chips de 45 nm.

# Empresa inglesa prevê seis nanotecnologias que ajudarão a reduzir as emissões de carbono.
As seis tecnologias, identificadas pela empresa Cientifica, instalada no Reino Unido, estão disponíveis atualmente ou estarão no mercado no decorrer dos dois próximos anos.

# Fernando Galembeck, da Unicamp, ganha o Prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia 2006.
Patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Conrado Wessel é o Prêmio mais importante outorgado para obra científica ou tecnológica, de reconhecido valor, realizada no Brasil.

# Espaço do Estudante.
Conheça o Espaço do Estudante, da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM). Entre várias coisas interessantes, não deixe de ver uma Tabela Periódica com muitas informações sobre os elementos químicos.

* Pontos de Vista

# Hoje é possível transformar chumbo em ouro ?
Dentre os metais, o ouro é reputado como sendo o mais nobre, pelo fato de ser inalterável. Crônica histórica de Jean-Luc Nothias, do jornal francês Le Figaro.

* LQES Cultural

Links Culturais - Museus de Ciência.
# Museu Nacional de Ciência e Tecnologia "Leonardo da Vinci", Milão - Itália.