LQES NEWS - Ano VI - número 119 - 16 de fevereiro de 2007.

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Unicamp incorpora mais uma poderosa ferramenta em seu arsenal para o estudo das nanotecnologias.
Trata-se de um sistema integrado envolvendo espectroscopia Raman (ER) e microscopia de força atômica (AFM).

# Boeing põe em teste bioquerosene de inventor brasileiro.
Biocombustível para aviões é produzido com óleo de palmáceas, como o babaçu, e não tem elementos poluentes. Nasa acompanha os testes da Boeing, que fez convênio com a Tecbio, do engenheiro químico brasileiro Expedito Parente, também criador do biodiesel.

# Criptografia quântica : sistemas de informação mais seguros ?
Apesar dos avanços, pesquisadores japoneses acreditam que ainda serão necessários 5 anos para o sistema estar completamente "maduro".

# Pode o velho e bom cimento contribuir para a diminuição do efeito estufa ?
A solidez do cimento seria devida à aderência entre nanopartículas, o que permitiria diminuir as emissões de dióxido de carbono.

# Chips gravados em 45 nm : IBM e Intel apostam suas fichas na nova tecnologia !
No caso da Intel, o diferencial foi o uso de um material de alta permitividade : o silicato de háfnio.

# Blindagem líquida : as nanopartículas mostram mais um comportamento desconcertante !
Pesquisadores russos produzem reforço para materiais.

# Uma nova ferramenta para os pesquisadores : já está disponível a cobaia humana virtual.
Seu nome é BIGG e deverá permitir simular, "in silico", o funcionamento de uma célula doente ou o efeito de um medicamento, antes dos testes clínicos.

* Pontos de Vista

# Síndrome de Down pode ser detectada por um teste mais simples.
O novo teste com sangue usa fragmentos de DNA fetal para diagnóstico pré-natal.

* LQES Responde
# O que é um elipsômetro ?
Conheça o instrumento usado para medir camadas e filmes finos, cujos dados são fundamentais para a indústria eletrônica.

LQES NEWS - Ano VI - número 118 - 01 de fevereiro de 2007.

Em Pauta

# Congressos.
Lista de eventos científicos selecionados aderentes às temáticas desenvolvidas pelo LQES Website para 2007.

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já tem data definida.
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) brasileiro, em consulta a entidades científicas e tecnológicas e às coordenações estaduais, definiu a Semana para 1-7 de outubro de 2007.

# Gaseificação da biomassa : vem aí a "reforma a vapor !"
Pesquisadores franceses do CEA (Commissariat à l'Énergie Atomique - Comissariado de Energia Atômica) são responsáveis pelo processamento dos biocombustíveis de segunda geração.

# Lúpus : resultados de testes clínicos altamente promissores.
Descoberto peptídeo com ação contra a doença - os testes foram realizados com camundongos.

# Luz Solar x "Soleil" : quem ganha em luminosidade ?
Inaugurado na França o síncrotron de terceira geração. São esperados cerca de 2000 usuários/ano entre pesquisadores acadêmicos e, principalmente, pesquisadores ligados às indústrias.

# Novo de novo ? É possível a re-ge-ne-ra-ção de órgãos humanos ?
Pesquisadores espanhóis e americanos realizam experimento de regeneração de asas de galinhas.

# Complexo Petroquímico : maior empreendimento industrial do País.
O Comperj é fruto da parceria entre empresas brasileiras Petrobrás e Grupo Ultra, mais BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O Complexo terá capacidade para processar 150 mil barris/dia de óleo pesado nacional.

* Pontos de Vista

# LQES NEWS e LQES Website completam 6 anos !
Editorial do Scientific Editor do Boletim Eletrônico LQES NEWS apresenta alguns dados das atividades relacionadas ao Projeto de Divulgação Científica e Tecnológica desenvolvido pelo Laboratório de Química do Estado Sólido da Unicamp.

# Nanotecnologia e o agronegócio.
Texto completo da entrevista do Professor Oswaldo Luiz Alves à repórter Maria Cláudia Aravecchia Klein, que serviu de base para artigo na Revista Fundepag & Negócios, da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa Agropecuária, em janeiro de 2007.