LQES NEWS - Ano VI - número 137 - 16 de novembro de 2007.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre : Meio Ambiente.

São mais de 30 notícias, dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados - notícias, artigos de opinião, editoriais e entrevistas - pelo LQES NEWS em 2007. Aproveite e veja também as notícias de 2001 a 2006 sobre este assunto.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Diário Oficial do Estado de São Paulo destaca pesquisas sobre nanopartículas de prata.
As pesquisas foram realizadas no LQB (Laboratório de Química Biológica) e LQES (Laboratório de Química do Estado Sólido), ambos da Unicamp, e pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes).

# Ranking mundial de 200 universidades inclui USP e Unicamp.
Em 2006, a Unicamp estava no 448º lugar no ranking.

# Os segredos do nascimento dos fulerenos são revelados.
Pesquisadores da Rice University mostraram através de microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução e simulação como se dá o nascimento.

# Cartão de memória de alta performance de 128 GB.
Samsung anuncia nova memória, capaz de armazenar 80 filmes de DVD.

# Percepção dos americanos sobre as nanotecnologias.
51% dos americanos não se sentem suficientemente informados para fazer um julgamento sobre os benefícios ou riscos das nanotecnologias.

# Intel lança primeiro processador de 45 nm : é o Core 2 Quad chegando !
A nova série de processadores Core será comercializada ainda em novembro de 2007, aproximadamente ao mesmo tempo que seus concorrentes diretos, os Phenom, fabricados pela AMD.

# Calor perdido pode virar fonte de eletricidade.
Produção de eletricidade a partir do calor perdido, sem emissão dióxido de carbono suplementar.

# Correntes fotônicas têm sua dinâmica observada na escala de atosegundo.
Pesquisadores alemães mediram o tempo de percurso de um elétron entre dois átomos de um metal.

# Em 10 anos, um reator sem lixo : o IGNITOR.
Seu idealizador, o físico italiano Bruno Coppi, defende a idéia desde os anos 70.

# Nanotubos de carbono sobre PET : telas flexíveis transparentes.
Pesquisadores americanos dão receita para o "substrato dos sonhos".

# Afinal, esse quadro é verdadeiro ou falso ? Consulte o computador !
Computadores já fazem quase tudo. Agora, são até experts em arte.

# O espaço pode ser a fonte de energia do futuro.
Em 2012, empresa americana quer tornar essa proeza possível.

LQES NEWS - Ano VI - número 136 - 01 de novembro de 2007.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# US$ 37,6 bi em siderurgia até 2012.
Brasil viverá um dos maiores ciclos de investimento na produção de aço.

# China em terceiro lugar no registro de patentes.
Escritórios de propriedade intelectual chineses receberam, em 2006, mais de 210 mil pedidos de patentes. Nos últimos cinco anos, o aumento anual de pedidos foi de 22,7% em média.

# Nanotubos para a "cicatrização" de trincas de aviões.
Técnica inédita poderá, ao mesmo tempo, não só detectar trincas e rachaduras nos materiais usados em aviação, mas também repará-las facilmente Idéia : uso de um compósito nanotubo de carbono/epóxi.

# Nanotubos que se constroem sozinhos. É chegado o momento da autofabricação ?
Pesquisadores franceses reproduzem um modo de síntese freqüentemente observado na natureza : aquele pelo qual os organismos marinhos constroem estruturas de silício bastante complexas e notavelmente rígidas.

# Goiaba : rica fonte de antioxidantes.
Pesquisa do Departamento de Agricultura americano (USDA) mostrou que a goiaba é rica em antioxidantes. Mas não só ela - carambola, lichia, manga e papaia jogam no mesmo time.

# Cabos nanoscópicos geram e conduzem corrente elétrica : primeiro passo na direção das células fotovoltaicas nanométricas ?
Segundo o Professor Lieber (Harvard University), isto poderá ser possível. A questão da eficiência é que ainda "emperra" este desenvolvimento.

# Basta pedir que o gel muda de cor !
Um pouco de sal, uma mudança de temperatura, uma corrente elétrica, e o gel muda de cor. Aplicações ? Múltiplas... Da química aos teclados, passando pelos lasers...

# Cadeias de polímeros altamente alinhadas levam à construção do laser de plástico !
Pesquisadores americanos da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles) mostraram que cadeias poliméricas altamente alinhadas podem absorver e emitir luz polarizada.

# Laser de elétrons livres FLASH, do DESY, atinge o comprimento de onda de 6,5 nm.
Mais um novo recorde mundial, em menos de um ano, do Síncrotron alemão.

# Um final de ano promissor : Sony anuncia um televisor OLED de 11 polegadas.
Empresa japonesa sugere até o preço : 200.000 ienes, cerca de 3 mil e cem reais !

* Pontos de Vista

# LQES Website ultrapassa 1 milhão de acessos !
Editorial de Oswaldo Luiz Alves, Scientific Editor do LQES Website e do Boletim Eletrônico NEWS, aponta para que, no ano 2007, até outubro, já foram registrados mais de 400 mil acessos.

Artigos de Opinião
# Resposta ao desafio de pesquisa e desenvolvimento no Brasil.
Aproximação entre universidades e empresas traz progressos ao país na área de inovação. Segundo o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo : dependência tecnológica é a armadilha da subserviência.

Divulgação
# Dissipação de calor em chips usando nanotubos de carbono: mais um importante avanço.
Pesquisadores americanos fizeram crescer florestas de nanotubos na superfície de um chip de silício.