Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XI - número 238 - 17 de fevereiro de 2012.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Novos materiais : altíssima qualidade.
A Revista Pesquisa Fapesp destaca trabalhos com nanotubos de carbono realizados no LQES.

# Campinas sediará centro binacional de nanotecnologia.
Brasil e China vão investir US$ 10 milhões.

# Nanotubos de carbono e hipertermia : combinação usada para "matar" células-tronco de câncer de mama.
Tratamento com nanotubos de carbono e laser mostrou-se altamente eficaz no ataque a células cancerígenas da mama de camundongos.

* Em Foco

# Meio Ambiente.
Veja as notícias sobre meio ambiente pautadas pelo LQES NEWS desde 2001. São mais de uma centena de notícias !

* LQES Responde

# O caderno de laboratório.
Veja porque é importante registrar as atividades realizadas no laboratório.

* LQES Cultural

# Links selecionados com vários aspectos de natureza cultural : artes plásticas, literatura, música, história, boa mesa, etc., esperam por você. Clique aqui.

LQES NEWS - Ano XI - número 237 - 05 de fevereiro de 2012.

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Produzir energia "ondulando" o grafeno.
Ondular uma folha de grafeno poderia ser a solução para armazenar hidrogênio, com fins energéticos, de modo eficaz e econômico.

# Quer ouvir o som de células, bactérias e vírus ? Use uma nano-orelha !
Microfone invisível a olho nu, um milhão de vezes mais sensível que o ouvido humano, formado por uma partícula de ouro, permitiria realizar esta proeza.

# A menor memória magnética do mundo.
Pesquisadores conseguiram usando átomos de ferro.

# Resumindo : um glicosímetro que se conecta a um iPhone !
Dispositivo (sem fio) usado para medir os níveis de glicose no sangue, compatível com um iPhone é anunciado para o final do mês.

# Grafeno : supermaterial também é superpermeável.
Descoberta realizada na Universidade de Manchester dá novo potencial ao grafeno : ele também pode ser usado para destilar álcool.

# Pesquisadores do Butantã e da USP testam vacina oral contra hepatite B.
Tecnologia poderá ser utilizada com outros tipos de vacina, revolucionando as campanhas de imunização em todo o mundo.

# Raupp assume MCTI prometendo maior aproximação entre ciência e setor produtivo.
Promessa : aumentar a colaboração entre a geração de conhecimento no meio científico e o desenvolvimento de pesquisa nas empresas privadas

*Em Pauta

# Congressos.
Veja congressos que serão realizados em 2012, relacionados com nanotecnologia e materiais. Clique aqui.