Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XI - número 258 - 20 de dezembro de 2012.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Trabalho realizado no Instituto de Química da Unicamp sobre nanopartículas de prata biogênicas atinge mais de 30.000 downloads.
Segundo o Journal of Nanobiotechnology, o trabalho é o sétimo mais citado na história da revista.

# Nova classe de sólidos híbridos porosos.
Pesquisadores alemães sintetizam uma nova família de MOFs : os SURMOF-2.

# Grafeno : segurança alimentar e de passageiros.
Pesquisadores italianos, franceses e ingleses desenvolvem novo tipo de sensor que opera na faixa de terahertz.

# Permafrost ártico : uma "bomba climática" maior que o esperado ?
Os subsolos gelados do Ártico conteriam mais carbono do que até então se pensava.

# CPFL inaugura em São Paulo maior usina de energia solar do país.
A usina fica em Campinas (SP) e opera com painéis solares fotovoltaicos.

# Nova técnica de visualização de fluxo sanguíneo usando nanotubos de carbono e lasers.
A nova técnica de imagiamento foi concebida por cientistas da Universidade de Stanford.

LQES NEWS - Ano XI - número 257 - 03 de dezembro de 2012.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Novo detector inspirado no nariz do cão.
Combinando a nanotecnologia e a microfluídica, pesquisadores da UC de Santa Bárbara (EUA) criaram um detector de alto desempenho.

# Gás de efeito estufa : recorde de concentrações em 2011.
A Organização Meteorológica Mundial apresentou seu Relatório 2011 : todos os números aumentaram, quer seja para o CO2, o metano ou o óxido nitroso.

# Rumo às células solares de carbono.
Por agora, a eficiência energética destas células permanece modesta, mas apresentam três vantagens principais : baixo custo, flexibilidade e robustez.

# Nanotecnologia no tratamento da tuberculose.
Esperança para tratamento de doença que mata cerca de 1,6 milhões de pessoas por ano.

# Hidrato de carbono : recursos energéticos no fundo do mar ?
O Prof. Peter Herzig, na recente conferência Falling Walls, chamou a atenção do público para os recursos energéticos do futuro.

# MCTI investirá R$ 110 milhões em nanotecnologia. Secretário substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Adalberto Fazzio, destaca maior aporte de recursos para o setor este ano.

* Pontos de Vista

# Estaria o índice h com os dias contados ?
A discussão sobre os índices que levam à construção dos rankings acadêmicos volta à baila. Desta vez é o índice h.