Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XI - número 240 - 16 de março de 2012.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Workshop Inomat 2012.
Intensas discussões, compartilhamento de experiências e amplas possibilidades de cooperação marcaram os três dias do evento.

# Energia solar barata graças a nanocristais.
Chegará um dia em que não mais haverá petróleo. Neste dia, estaremos "nas mãos" de painéis solares performantes e baratos.

# Seria o grafino melhor que o grafeno ?
Pesquisadores alemães mostraram que o grafino seria um material ainda mais interessante que o grafeno, quando utilizado como transistor.

# Nanotecnologia : imagens moleculares da IBM ajudam na miniaturização.
Pela primeira vez, pesquisadores da IBM conseguiram ver como uma carga elétrica estava distribuída no interior de uma molécula.

# Nanopartículas de carbono magnéticas contra o câncer.
Pesquisadores da Universidade do Texas exploram possibilidades oferecidas pelas nanopartículas de carbono magnéticas.

# Quadragésima primeira tese defendida no LQES.
Nanotubos de vanadato decorados com nanopartículas de prata mostraram excelente ação frente a diferentes bactérias e foram usados para formular uma nova tinta antibacteriana.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Proteção do capital intelectual.
Matéria de Caterina Fazenda, publicada site do Valor Econômico em 01 de março de 2012.

LQES NEWS - Ano XI - número 239 - 09 de março de 2012.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Grafeno : batido novo recorde de condutividade térmica.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia (Riverside) são responsáveis pelo feito.

# Nanomedicamentos : nova forma de administração.
Pesquisadores da Universidade do Texas (Austin) respondem pela novidade.

# Registro de patentes no Brasil cresce 64% em 10 anos.
Análise feita pelo maior banco de dados de patentes do mundo mostra que o número desses registros no Brasil cresceu 64% entre 2001 e 2010.

# Célula fotovoltaica em plástico : novo recorde !
Equipe da Universidade da Califórnia consegue 10,6% de conversão.

# Um transistor de um único átomo....
Lei de Moore poderá ser revogada ?

# Recarregue seu celular com um toque !
Novos desenvolvimentos da nanotecnologia convertem calor do corpo em energia.