Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano XI - número 254 - 22 de outubro de 2012.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Prêmio Nobel de Química 2012.
Robert Leftkowitz e Brian Kobika, médicos americanos, acabam de receber o Prêmio Nobel de Química 2012 por seus trabalhos capitais sobre os receptores acoplados às proteínas G.

# Circuitos eletrônicos solúveis em contato com água.
Eletrônicos, findo seu ciclo de vida, podem desaparecer tão facilmente quanto uma embalagem de aspirina.

# "Mineração urbana".
Solvay recicla terras-raras provenientes de equipamentos no fim do ciclo de vida.

# Nitrenos entram na era industrial.
Um século após sua descoberta, os análogos nitrogenados dos carbenos são isolados em temperatura ambiente.

# Identificado um anticorpo contra a dengue.
Renovam-se as esperanças para milhões de pessoas, inclusive para o Brasil.

# Grafeno : a caminho da produção industrial ?
Novo método de fabricação do grafeno - sem necessidade de qualquer equipamento especializado -, foi desenvolvido por pesquisadores poloneses e franceses.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Gargalo na sala de aula.
Artigo de Fabrício Marques, veiculado na revista Pesquisa Fapesp, aponta que o " Baixo desempenho no aprendizado de ciências prejudica formação de pesquisadores e deixa o país pouco competitivo".

# Uma guerra global, um jogo de muitos bilhões.
Artigo de Glauco Arbix, veiculado pelo Valor Econômico, explicita a guerra de patentes entre as grandes corporações.

LQES NEWS - Ano XI - número 253 - 02 de outubro de 2012.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanoplásticos : próximo flagelo dos oceanos ?
Os microplásticos, presentes em massa nos oceanos, ao se degradar dão origem a nanoplásticos. Seu impacto sobre a vida marinha ainda é desconhecido.

# Área superficial interna de um material : recorde mundial.
Materiais criados e sintetizados por pesquisadores americanos apresentam uma área superficial interna extremamente grande, prometendo numerosas aplicações.

# Nanotoxicologia, perigos ainda desconhecidos.
A utilização de nanomateriais está, cada vez mais, distribuída nos meios industriais e de pesquisa. Mas, o que realmente se sabe sobre os riscos ligados à sua utilização? Pouco, ainda.

# Pesquisadores conceberam uma célula solar à base de espinafre.
Nem mesmo o bom e velho Popeye poderia ter imaginado ser isto possível, não obstante usar a planta como um bom energético...

# Nanopartículas detectam a bioquímica da inflamação.
A inflamação é a marca registrada de muitas doenças humanas, da infecção à neurodegeneração.

# MCTI anuncia orçamento para 2013 e recomposição do FNDCT.
Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil poderá ter um orçamento de R$ 10,2 bilhões de reais em 2013.

# Academia de Ciências do Estado de São Paulo empossa acadêmicos eleitos em 2012.
Coordenador Científico do LQES está entre os empossados.