LQES NEWS - Ano XI - número 242 - 16 de abril de 2012.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# O Siliceno existe ?
Vários grupos de pesquisa afirmam ter conseguido sintetizar um equivalente do grafeno, à base de silício - o siliceno. Se sua existência se confirma, deverá nascer uma nova eletrônica, até antes daquela considerada para o grafeno.

# Rio vai sediar fórum mundial da ciência em 2013.
O encontro reunirá grandes nomes da ciência e ganhadores do Prêmio Nobel.

# Governo brasileiro cria sistema para integrar pesquisas em nanotecnologia.
SisNano pretende não só dar maior musculatura como melhor governança para a nanotecnologia brasileira.

# Transistores flexíveis de grafeno fabricados por impressão.
Pesquisadores franceses e americanos desenvolveram um procedimento inédito, capaz de fabricar circuitos a partir de tinta de grafeno.

# Dente tatuado atua como sensor contra infecções.
Cientistas da Universidade de Princeton desenvolveram um sensor que pode ser tatuado sobre um dente. Em caso de infecção, seu médico é avisado !

# NANOPILLS liberam os medicamentos do interior das células.
Pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha, elaboraram novo veículo inovador para liberar proteínas terapêuticas (ou medicamentos).

# Por que alguns pássaros têm penas azuis ?
Os cientistas já sabiam o porquê de aves terem penas amarelas ou vermelhas. Não obstante, sempre tropeçaram sobre a origem da cor azul das penas de algumas...

LQES NEWS - Ano XI - número 241 - 02 de abril de 2012.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Novas possibilidades para o grafeno.
Muitos pesquisadores reconhecem que o grafeno será o próximo silício. Um detalhe : o grafeno seria muito condutor para ser utilizado nos chips de computadores.

# Exploração de terras-raras na China.
Desconfia-se de que a China tenha estabelecido quotas de exportação sobre as terras-raras, não para preservar o ambiente, mas para aumentar o preço.

# China : um jazigo de terras-raras.
ONG chama a atenção para os impactos ambientais da extração das terra-raras.

# Riscos sanitários dos nanomateriais : plataforma única para avaliação.
As atividades estão concentradas no Namur Nanosafety Centre (Bélgica).

# Grafeno : novo risco para o sistema respiratório.
Estudos em ratos mostram que os macrófagos não dão conta, logo : inflamação !

# Teste mais rápido e barato para triagem da hepatite C.
Pesquisadores da Universidade Americana do Cairo (Egito) anunciaram novo teste que faz uso de nanopartículas de ouro.

# Barreira que limitava a fabricação de dispositivos de grafeno mais rápidos é identificada e suprimida.
Atualmente, o grafeno é a estrela da ciência dos materiais, mas tem um calcanhar de Aquiles : é um material excepcionalmente sensível ao ambiente elétrico ao seu redor.