LQES NEWS - Ano II - número 26 - 15 de janeiro de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Aduana de produtos importados para P&D será feita nos próprios laboratórios.
Instrução normativa no 270, publicada pela Secretaria da Receita Federal, nos primeiros dias deste ano, diz respeito a um novo benefício para o desenvolvimento da C&T.

# Entendendo melhor o funcionamento do estômago: um estômago virtual.
Estômago virtual pôde ser concebido tendo como base informações fornecidas por imagiamento via Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

# Êxito da Sharp na fabricação de uma CPU (Unidade Central de Processamento) sobre vidro.
Empresas japonesas dão grande salto tecnológico ao integrar microprocessadores e outros circuitos sobre substratos de vidro.

# Transmissão de dados por laser : pesquisa de ponta na Universidade de Tarragona.
Pesquisadores espanhóis sintetizam material cristalino que possui atividade laser de quase 100%.

# Criptografia quântica : já estão começando as aplicações...
A idéia é usar a tecnologia na transmissão segura de dados pela WEB.

# O STIX reagrupa todos os símbolos matemáticos e científicos.
Dezesseis editores de publicações científicas, sob responsabilidade do American Institute of Physics, reúnem os 7000 símbolos mais usados em matemática e em outras ciências.

* Pontos de Vista
# Química : Ciência, Tecnologia e a Qualidade de Vida.
Oswaldo Luiz Alves, Coordenador Científico do LQES procura, neste texto, não apenas apontar peculiaridades e impactos da Química sobre a qualidade de vida, mas também levanta vários aspectos relacionados às futuras e novas descobertas da área.

* LQES Responde
# Água grau reagente para laboratórios e outros fins especiais.
Material de autoria do Engenheiro Químico Eymard de Beira Breda (eymardbreda@terra.com.br) analisa com riqueza de detalhes o assunto, apresentando especificações e procedimentos para purificação da água para diferentes aplicações.

* Cultura da Química
# À sombra de Pasteur.
A análise dos cadernos secretos de anotações do cientista francês, publicada agora no Brasil em forma de livro ("A Ciência Particular de Louis Pasteur", de autoria de Gerald Geison, Contraponto/Fiocruz), aponta a mitificação em torno da personalidade de um dos grandes nomes da civilização ocidental. Veja artigo de Eduardo Geraque sobre o assunto.