LQES NEWS - Ano III - número 39 - 01 de agosto de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Controlando as auto-estradas, diga-se : a porosidade das zeólitas.
A novidade vem de pesquisadores holandeses, os quais fizeram uso de gabaritos de fibra de carbono para a construção de poros e canais regulares.

# Nada de cortes : a biópsia já pode ser feita com laser !
Trabalho publicado no Proceedings da National Academy of Sciences (EUA) propõe nova alternativa para a biópsia clássica.

# Fibras têxteis feitas de nanotubos : dificuldades iniciais já foram vencidas.
As fibras obtidas são 20 vezes mais resistentes que o fio de aço !

# O diamante amplia seus domínios - agora também é jóia para a eletrônica de alta temperatura !
Pesquisadores franceses mostraram, pela primeira vez, a possibilidade de obtenção de diamantes com elevada condutividade elétrica.

# Dentes sob proteção : novo escudo.
Composto à base de cálcio e fosfato poderia vir a ajudar na auto-reparação natural dos dentes.

# Boas-vindas à eletropriônica !
Estão pensando em colocar prions (os mesmos da doença da vaca-louca ?) no seu computador. Fique tranqüilo !, diz a pesquisadora americana Susan Lindquist.

* Ponto de Vista

# PADCT, SBQ e a maturidade da Química Brasileira.
Editorial de Oswaldo Luiz Alves, Scientific Editor do LQES News, sobre o impacto dos papéis do PADCT e da SBQ no novo perfil da Química Brasileira.

# O exemplo que vem de Toronto.
Fábio de Almeida, brasileiro, Diretor da Fundação de Inovação Tecnológica da Universidade de Toronto, Canadá, fala sobre o modelo desta Fundação na gestão da inovação e criação de novas empresas.

* Links Culturais

História da Química
# Conheça um laboratório do século XIX
O Laboratório Chimico da Escola Polytechnica de Lisboa é o único sobrevivente dos laboratórios universitários do século XIX. Foi considerado, em 1891, pelo Professor A.W.von Hoffmann - o fundador dos laboratórios das Universidades de Bonn e Berlim - um dos melhores da Europa.

LQES NEWS - Ano III - número 40 - 16 de agosto de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Menos metais preciosos nas pilhas a combustível.
Pesquisadores da Universidade de Tufts, em Massachusetts (USA), liderados pela Dra. Maria Flytzani-Stephanopoulos, resolveram economizar metais preciosos !

# Nanotecnologias dão relevante contribuição ao estudo de sistemas vasculares.
Tubos de polímero biodegradável e membranas porosas permitiram a construção de um sistema vascular artificial.

# Mesmo sendo ainda um protótipo, o chip com capacidade teórica de 10 gigabits vem chegando.
Começa a ser aberto caminho para as RAM não-voláteis !

# Nanorotor elétrico : 2000 vezes mais fino que um fio de cabelo humano !
Pesquisadores americanos usam nanotubos, eletrodos de ouro e silicone para realizarem tal feito.

# Trigésima tese produzida no LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido, do Instituto de Química da Unicamp.
Trabalho explora as potencialidades da utilização de cristais coloidais como "moldes" para a construção da macroporosidade e a formação de nanocompósitos com semicondutores da família II-VI.

# Edições SBQ são destaque na Revista Química & Derivados.
Em número que focaliza a questão do movimento editorial na área de Química, a revista abre espaço para a Editora da Sociedade Brasileira de Química mostrar sua primeira contribuição.

* Ponto de Vista

# Explosão Universitária.
Editorial publicado no jornal Folha de São Paulo aborda a delicada questão da relação entre ensino universitário privado e qualidade.

# Medicamentos vindos das profundezas do mar : pesquisas se intensificam.
Farmacologia marinha cria perspectiva para obtenção de novos medicamentos, concluem pesquisadores participantes do Congresso Eurocâncer, realizado recentemente em Paris.

* Vivência LQES

Monografias LQES
A liberação controlada de fármacos representa uma das fronteiras da ciência, envolvendo forte interdisciplinaridade, com amplas possibilidades de contribuição para o avanço da qualidade da saúde humana. Leia sobre este assunto em mais uma Monografia LQES : Nanoesferas e a Liberação Controlada de Fármacos.