Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano III - número 35 - 02 de junho de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Papel eletrônico : novos desenvolvimentos, novas perspectivas.
O futuro do jornal está escrito ! Não nas estrelas, mas no e-paper : papel eletrônico capaz de afixar textos.

# Litografias por nanoimpressão abrem a porta para a queda do preço das nanoestruturas.
Conceitos simples de gravura e de escritura são usados pelo IMRE para obtenção de nanoestruturas.

# Lasers à base de materiais orgânicos vêm aí ! Vários problemas críticos já foram resolvidos por equipe japonesa.
Material orgânico permite a passagem de correntes bastante elevadas : mais de 1000 A/cm2.

# A "luz líquida"" ocupa o primeiro lugar na lista das 10 maiores descobertas de 2002 !
"Luz líquida" - um novo estado de energia está aí. Science Fiction ? Desenho de animação ? Pesquisadores da Universidade de Vigo mostram que não : pode vir a ser realidade mesmo !

# Novo processo de produção de semicondutores permite prever um futuro "ensolarado" para as células solares.
As células solares - meio de produção de energia que utiliza o sol, respeitando o meio ambiente -, tendo seu custo diminuído candidatam-se a, num futuro próximo, ser as campeãs do mercado de produção de energia alternativa, com rendimento superior a 20%.

# Portal do LQES recebeu mais de 100.000 visitas !
Com este número de visitas, o Portal do LQES reafirma sua posição : é um dos mais importantes endereços da Internet, em língua portuguesa, que trata de Ciência e Tecnologia, com ênfase na Química e suas implicações.

Pontos de Vista

* Artigos de Opinião
# A Universidade e a Inovação.
Por ocasião do seminário de lançamento da Agência de Inovação da Unicamp, Luís Nassif participou das discussões sobre "Políticas para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação", apresentando alguns pontos que, em sua opinião, devem ser considerados pelo governo atual na construção de uma política de inovação. Veja quais são eles !

# A falta que Nelson Gonçalves nos faz.
Nelson Gonçalves, uma das vozes de ouro do Brasil, na década de 50, através de letra de Benedito Lacerda e David Nasser pintava um retrato-cantado que mostrava bem a situação de respeito e dignidade vivenciados pelo professor de então. "Mas tudo mudou, e sinto tanta pena de não ser o mesmo"... (retrato). Este foi esmaecendo, perdendo as cores, perdendo a força... e, hoje, a letra é revisitada e recontextualizada pela análise - realista e contundente - de Celso Pinto de Melo. Veja o retrato do professor na atualidade !

Vivência LQES

* Monografias LQES
O LQES Website disponibiliza, desde maio de 2003, a série Monografias LQES, que busca valorizar editorialmente textos, em português, produzidos por estudantes de pós-graduação. Neste mês o assunto é Semicondutores. Confira.

LQES NEWS - Ano III - número 36 - 16 de junho de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Tijolos podem ser datados via teor de umidade.
Tijolos e materiais cerâmicos antigos, "sob coação", revelam a idade ! Não só engenheiros civis mas também arqueólogos serão beneficiados por nova técnica.

# Nanotubos de carbono com dupla parede : uma semicondutora, outra condutora.
Nanotubos convencionais perdem terreno para os "nanocabos coaxiais".

# Biopesticidas vão à luta !
No corpo a corpo com o inimigo, os biopesticidas prometem vencer.

# Solo oceânico : berço de diamantes ?
Estudo publicado pela revista Nature, em maio, mostra ser possível estabelecer uma ligação entre o "nascimento" dos diamantes e o solo oceânico.

# No Canadá, poluição produzida por instalações de lavagem a seco é reduzida em função de nova legislação.
Na limpeza a seco, quase 100% do solvente, após utilizado, se perde no meio ambiente causando danos altamente significativos.

# Chega de maus odores !
Aparelho capta maus odores, "preservando" o olfato humano e, por tabela, o ambiente !

# Unicamp realiza Oficina de Nanociência e Nanotecnologia.
Durante dois dias a Unicamp e instituições da região de Campinas "passaram a limpo" suas atividades nesta nova área do conhecimento, visando a uma atividade articulada e cooperativa.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Feiticeiros do saber.
Segundo José Arthur Giannotti, "Os pesquisadores de ponta, nos dias de hoje, misturam atividades empresariais com as aventuras da investigação". E você, o que pensa disso ? Veja este instigante artigo !

* Divulgação
# Ipen desenvolve o primeiro laser de altíssima potência do Hemisfério Sul.
Projeto de desenvolvimento e construção do único T3 do Hemisfério Sul está orçado em US$ 1 milhão e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).