Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano III - número 47 - 01 de dezembro de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# "Tinta eletrônica" é uma realidade. Ganha, agora, velocidade e muitas cores.
Óleo e micropartículas abrem enormes possibilidades. Estão previstas novidades comerciais já para 2004.

# Retardadores de chama à base de PBDE em via de desaparecimento.
Fabricantes cedem e interrompem a produção, graças à pressão da Agência de Proteção Ambiental Americana (EPA).

# Nova descoberta sobre o chá : potencialidade na prevenção de infecções pelo HIV.
Pesquisadores japoneses mostram que substância contida nas folhas do chá se liga a receptores nas membranas celulares impedindo, assim, o ataque do vírus do HIV.

# Luz controla memória de forma de plástico.
O plástico é inteligente : dobra-se com um tipo de luz e desdobra-se com outro.

# Nanoguitarras, nanotambores, nanoxilofones... Novamente a Nanotecnologia mostra "quanto o pequeno é grande !"
Os nanoinstrumentos sequer podem ser vistos, todavia permitem um som "da pesada".

# A National Science Foundation (EUA), preocupada, quer saber onde estão os jovens cientistas americanos.
Alguns números dizem tudo : de 24%, em 2000, passou para 40%, em 2002, o número de doutorandos de origem estrangeira.

* Ponto de Vista

Editorial
# LQES Website, em 1 ano, 2003 , ultrapassa 100.000 acessos !!
Embora totalmente editado em língua portuguesa, aliás, como definido em sua proposta de criação, o site é acessado por cerca de 17% de internautas estrangeiros.

Artigos de Opinião
# Conflito de egos na ciência.
Luiz Francisco Senne resenha o livro Rivalidades Produtivas, do jornalista Michael White, editado pela casa Record, Rio de Janeiro. A obra chama atenção para o fato de que as questões de ego, competição e muitas desavenças fazem parte do universo dos cientistas. Várias situações envolvendo grandes nomes e descobertas da ciência povoam as páginas desta obra.

# Quem sabe ?
Jérôme Bindé (Unesco) e Jean-Joseph Goux (Rice University, EUA) fundamentam, neste texto, sua opinião sobre que "o conhecimento inclui dimensões sociais, éticas e políticas que não podem ser reduzidas à tecnologia".

# Como o camaleão muda de cor, confundindo-se com aquela de seu entorno ?
Tímido, o camaleão revela seu medo através de reflexos roxos, vermelhos, verdes, amarelos, marrons, etc., visíveis através de sua pele, cujo tecido é transparente. Não é à toa que tal propriedade fez dele o emblema da hipocrisia interesseira do homem que, segundo convém, muda de opinião e de procedimento.

* Vivência LQES

LQES Index
# Classificação de moléculas de acordo com o seu grupo pontual de simetria.
LQES Índex é uma rubrica do LQES Website que se propõe a disponibilizar tabelas, gráficos, esquemas e dados relacionados à cadeia de conhecimentos explorada pelo site. Nesta edição, confira : como usar o fluxograma que permite classificar as moléculas (e objetos) de acordo com sua simetria.

LQES NEWS - Ano III - número 48 - 15 de dezembro de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Computador do tamanho de um grão de areia.
Universidades escocesas se reúnem e investem cerca de 1,9 milhões de euros para desenvolver computador com estas "dimensões".

# Laser azul-violeta com potência de 200 mW : uma realidade !
Laser fabricado pela empresa japonesa Toshiba trabalha com uma corrente de 164 mA e emite em 409 nm.

# Nanocristais podem dar um "basta !" às notas falsificadas de euros.
Banco Central europeu precisou "sair correndo atrás do prejuízo" : nanocristais de óxidos e fosfatos, com emissão fluorescente específica, "saíram a campo" e fazem parte da força-tarefa !

# Cardíacos podem buscar socorro nas próprias roupas.
Não se espante ! Sutiãs e cuecas ligados a dispositivos eletrônicos podem monitorar o batimento cardíaco e, em caso de anormalidade, acionar até uma ambulância.

# Novidades para o outono/inverno 2004 : tecidos feitos com fibras de nylon que controlam variações de temperatura.
Fibras coaxiais, do tipo núcleo/casca - tendo como núcleo um polímero com temperatura de fusão próxima à do corpo humano e nylon como casca -, são a base desse novo desenvolvimento.

# Acredite se quiser : ecografia feita a 5.000 km de distância.
Projeto financiado pela União Européia aposta na realização de ecografias a longa distância. O teste foi animador : paciente na Nicósia (Turquia) pôde ser examinado por médico em Tour (França).

# Instituto do Milênio de Materiais Complexos completa sua série de Colóquios 2003.
Programação de alto nível e transmissão em tempo real pela Internet caracterizaram o sucesso da edição 2003.

# Trigésima primeira Tese realizada no LQES focaliza o Óxido de Manganês.
Riqueza estrutural e seus (nano)compósitos com o polímero óxido de polietileno foram focalizados nesta Tese.

* Ponto de Vista

Editorial
# Repaginando.... Uma mensagem de Fim de Ano do Boletim Eletrônico LQES News e do LQES Website.

Artigo de Opinião
# A economia, apontam os indicadores econômicos, começa a se recuperar. E a Química, como vai ? Muito bem ! O aumento de faturamento, em 2003, em relação a 2002, foi de 15,3 %.
Considerando-se que o déficit foi de 5,8 bilhões de dólares em 2003, talvez haja espaço para mais crescimento em 2004. Comentário de Oswaldo Luiz Alves.

# Uma boca FM : só mesmo ouvindo !
Seria possível uma boca captar ondas de rádio FM ? Esta pergunta foi feita aos editores da revista francesa Science & Vie. Veja a resposta e inclua esta história no rol de suas curiosidades científicas.

Esta é a última edição de 2003 do Boletim Eletrônico LQES NEWS. Logo estaremos de volta. Até lá !