LQES NEWS - Ano III - número 31 - 01 de abril de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Corantes alimentares são utilizados na fabricação de fotomáscaras.
Corantes alimentares não servem apenas para tornar certos alimentos mais apetitosos aos olhos. Agora, também são utilizados em fotolitografia.

# O biodiesel avança mais. E como !
Os óleos vegetais, na mira dos produtores do biodiesel, já contam com um forte aliado. Imaginem quem ? As fezes de porco, ora essa !

# Reações catalíticas, analisadas em tempo recorde: menos de 1/10.000 milésimos de segundo !
Silício, platina e espectroscopia infravermelho (em reflexão) garantiram o sucesso do experimento.

# Recomendações de pesquisadores sensibilizam fabricantes de alimentos. Na Alemanha !!
Acrilamida em cena novamente !

# Densidade eletrônica : via para a compreensão da atividade terapêutica das moléculas.
Propriedades biológicas e físico-químicas de aminoácidos podem ser preditas com o conhecimento das densidades eletrônicas.

# "Loura", em embalagem plástica ! Cerveja ganha nova "vestimenta".
Pesquisadores e empresas começam a vencer este desafio. Segundo eles, a "roupa", neste caso, é o de menos . A validade está assegurada.

# O LQES Website completa dois anos e já ultrapassou o número de 80.000 visitas !
O LQES Website faz aniversário... As estatísticas dão o tom. Veja !

Ponto de Vista

* Artigo de Opinião
# Modernas transgressões.
Que mudanças imediatas, para além das já conhecidas, teriam trazido novas tecnologias como, por exemplo, o e-mail, a secretária eletrônica, o telefone celular... em termos da comunicação, do relacionamento entre as pessoas ? Algumas questões levantadas e discutidas mostram aspectos do outro lado da moeda.

* Divulgação
# Transmissão instantânea de informação graças ao "teletransportamento" quântico.
A transmissão instantânea de informação à distância dá um novo salto.

LQES NEWS - Ano III - número 32 - 16 de abril de 2003.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# "Sala Limpa", aquela mesma usada quando da fabricação de circuitos eletrônicos, agora também na indústria de alimentos !
Instalação típica para processamento de dispositivos semicondutores é transposta para a realidade da indústria de alimentos. Os austríacos dão a partida !

# Formaldeído e cloreto de vinila (monômero) classificados como sendo de alto risco ambiental.
Autoridades ambientalistas japonesas repertoriam vários produtos e aprofundam estudos relacionados a outros importantes insumos e solventes usados na indústria química.

# Extração do licopeno do tomate : novo aproveitamento de resíduos da agroindústria.
Pesquisadores espanhóis desenvolvem método que rentabiliza a obtenção, em larga escala, do pigmento natural.

# Estudo publicado na Revista Nature dá conta de que acaba de ser desenvolvido, pela primeira vez no mundo, um supercondutor à base de óxido de cobalto.
Tal feito foi realizado pelos pesquisadores do National Institute for Materials Science (NIMS) do Japão.

# Pilha a combustível de metanol para computadores portáteis.
A inovação vem do uso do metanol puro, que é diluído no próprio processo pela água produzida quando da redução do oxigênio.

Ponto de Vista

* Artigo de Opinião
# Brasil precisa desenvolver a cultura de patentes.
Um sistema de patentes eficiente é o principal mecanismo para incentivar a inovação tecnológica, afirma Roberto Castelo Branco, diretor geral adjunto da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO - World Intellectual Property Organization).

* Entrevista
# A ciência só avança com a participação da sociedade.
Em entrevista concedida a Agência Brasil, Professor Krieger aborda vários pontos relacionados à Ciência e Tecnologia em nosso país : a produção científica, a inovação, os investimentos, pesquisa, educação, fundos setoriais e o envolvimento da sociedade no desenvolvimento do setor, entre outros. Não deixe de ler !

* Divulgação
# Engana-se quem pensa que o deus Cupido nada tem a ver com a Ciência Química. A Royal Chemical Society lança luzes sobre o assunto.
Estaria aí a motivação para alguns jovens químicos usarem camisetas com os dizeres: Experimente com um Químico ! (ou seria com a Química ?). Confira !