eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

Eletrônica, Fotônica, Informática e Telecomunicações - 2009

Ceitec inicia fase final de teste do chip produzido pelo Brasil.
O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, em Porto Alegre, começou a última fase de testes antes da produção em escala comercial de um chip destinado à rastreabilidade bovina.

Nariz eletrônico "fareja" câncer de pulmão.
À base de nanopartículas de ouro, o nariz eletrônico poderá possibilitar detecção precoce do mal.

Fibras ópticas possibilitaram desenvolvimento de célula solar 3D.
Tratam-se das mesmas fibras ópticas utilizadas pela indústria de telecomunicações.

Filmes muito finos de cuprato ainda apresentam propriedades supercondutoras.
Mais uma pequena pedra foi colocada no edifício dos trabalhos com supercondutores de altas temperaturas críticas, por pesquisadores do Brookhaven National Laboratory (EUA).

Surge a "Magnetricidade" ou eletricidade magnética.
Pesquisadores descobriram o equivalente magnético da eletricidade: cargas magnéticas que se comportam e interagem como cargas elétricas.

Lab-on-a-chip é usado para sequenciar DNA.
Chip eletrônico é capaz de ler a informação genética de uma molécula de DNA.

Metamaterial supercondutor poderá dar as cartas !
Ainda no terreno das suposições, um metamaterial poderá vir a disputar com um material "normal". Quem ganha ? Depende.

Cicatrização de circuitos eletrônicos.
A idéia vem dos pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA) que já vem a algum tempo trabalhando no uso de resinas para cicatrizar pequenas fissuras.

Depois do grafeno e do grafano, o grafono, um semicondutor magnético.
Novo sistema, à base de grafeno, é um nanomaterial magnético e semicondutor com promissoras aplicações para a próxima geração de dispositivos eletrônicos.

Células solares orgânicas : transformação de luz em eletricidade explicada.
Pesquisadores alemães da Universidade de Wurzburg se debruçaram sobre o problema e encontraram uma resposta.

Quarenta anos : Feliz Aniversário, Internet !
Dois de Setembro marca o ponto de partida do desenvolvimento da Rede mundial como a conhecemos atualmente. Conheça as 10 datas-chave sobre a história da Internet.

Chips à base de DNA : menores, mais rápidos e eficientes.
IBM e Caltech deram um grande passo a frente.

Olho biônico : da ficção científica à realidade.
Laboratórios trabalham buscando desenvolver dispositivos optoeletrônicos para restituir (mesmo que parcialmente) a visão a deficientes visuais.

Passos largos da Optrônica : transistores do tamanho de uma molécula.
Pesquisadores começam a fazer com fótons aquilo que já é feito com elétrons.

Austrália apresenta os DVDs de amanhã.
Baseados em nanotecnologia, os novos DVDs poderão aumentar a capacidade de estocagem em mais de 2000 vezes.

Luz do sol pode fazer objetos "andar" na superfície da água.
Nanotubos aquecidos dão uma mãozinha para que o processo se realize.

Arranjos de nanotubos de carbono : uma nova geração de cristais fotônicos.
"Pesquisadores gregos e ingleses investigaram as propriedades fotônicas de um arranjo bidimensional de nanotubos de carbono".

Papel eletrônico : em cena, um novo concorrente.
Pixels contendo reservatório de tinta podem culminar no desenvolvimento de leitores eletrônicos brilhantes, cada vez mais próximos do papel impresso.

Nanoestruturas conferem maior potência às baterias de íon lítio.
Que venham as novas baterias ! Materiais eletrônicos e carros elétricos só terão a ganhar com elas.

Novo método de obtenção de nanofitas de grafeno : rumo a uma nova e mais rápida eletrônica.
A "abertura" de nanotubos ao longo do comprimento pode tornar possível a fabricação de componentes que impactarão a eletrônica.

Infravermelho desvenda propriedades de filmes finos à base de nanotubos de carbono.
Trata-se, conforme os cientistas, do primeiro estudo científico do tipo, unindo medidas e cálculos sobre esse sistema.

Recorra à nanotecnologia e faça de seu corpo uma bateria !
Nanofios de óxido de zinco geram corrente elétrica quando submetidos a estresse mecânico, daí, os movimentos do corpo...

Circuitos eletrônicos e neurônios, sim : com neurônios !
Pesquisadores do Instituto Weizmann (Israel) criaram circuitos eletrônicos com neurônios verdadeiros, ao invés de estimular os neurônios com circuitos.

Força quântica repulsiva.
Pesquisadores medem, pela primeira vez, força repulsiva resultante de flutuações do campo eletromagnético.

Transmissão sem fio em altíssima velocidade já é realidade.
Tecnologia de transmissão de 15 Gbits/s, da Geórgia Tech, acede ao status de padrão.

Fabricação de chips ganha novo material.
Químicos da Universidade de Müenster (WWU), Alemanha, desenvolveram um material semicondutor cujas propriedades mudam em função da temperatura.

Nanopirilampos podem ser capturados e manipulados com pinças ópticas de baixa potência.
Os pirilampos emitem flashes de luz que lhes permitem se localizar mutuamente. Em escala nanométrica, os quantum dots se comportam de maneira semelhante.

Grafeno : o "queridinho" dos componentes eletrônicos e circuitos integrados.
Ao que tudo indica, o futuro sem silício começa a ser anunciado !

Novo conceito de memória magnética.
A idéia dos pesquisadores alemães foi utilizar "ilhas magnéticas" em escala nano como conceito para a estocagem de dados.