LQES NEWS - Ano III - número 64 - 01 de setembro de 2004.

Em pauta
* Novidades de C&T&I e do LQES

* Em Foco

Sob a rubrica Em Foco estão reunidos assuntos pautados na seção Novidades de C&T&I, específicos e/ou inter-relacionados.

Os Editores do Boletim Eletrônico LQES NEWS consideram que tais materiais serão de grande valia para todos aqueles que estudam, trabalham ou têm interesse pelos diferentes temas tratados pelo Boletim. Assim, oportuniza tais acervos, reunindo todas as notícias veiculadas pelo site, desde sua criação, em março de 2001, propiciando uma avaliação geral - embora que, certamente, incompleta -, dos avanços de diferentes, relevantes e modernas áreas do conhecimento.

Neste número, Em Foco versa sobre:

Nanotecnologia
É mais de uma centena de notícias que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS. (Atualizado em agosto de 2004)

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Unicamp bate recorde de patentes licenciadas
Até julho, a Agência de Inovação licenciou 22 patentes para exploração comercial por empresas. Royalties devem render R$ 1,8 milhão por ano.

# Estados Unidos : primeiros do ranking em P&D ? O quadro está mudando !...
A National Science Foundation (NSF) apresenta os números do estudo denominado Science & Engineering Indicators 2004.

# Fonte de silício que emite no ultravioleta.
Os Labs-num-chip podem se beneficiar com este novo desenvolvimento.

# Limpar vidros não será mais problema.
Óxído de titânio e luz entram em ação e "atacam" as partículas de gordura.

# Compósitos no controle de danos na fuselagem de aviões.
Cristais triboluminescentes "avisam", emitindo luz, quando o problema ocorre.

# Novidade na área de semicondutores.
Átomos de bismuto são alinhados sob superfície à base de silício formando "nanolinhas".

# O Mundo Nanométrico : a dimensão do novo século.
Livro de Henrique Toma, da Universidade de São Paulo, editado pela Editora Oficina de Textos, apresenta a Nanotecnologia para iniciantes.

# Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IMMC) dá prosseguimento à série 2004 dos seus Colóquios.
Programação do segundo semestre se inicia mostrando os desenvolvimentos e perspectivas dos métodos semi-empíricos da Mecânica Quântica.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Propriedade Intelectual
Sigilo no mundo acadêmico : proteger ou publicar ?

# Pequi tem propriedades medicinais.
Fruto típico do cerrado pode ser indicado como eficiente redutor da ação dos chamados radicais livres e está qualificado como coadjuvante no tratamento do câncer, conclui pesquisa inédita da UnB.

* Vivência LQES
# Monografias LQES

LQES NEWS - Ano III - número 65 - 16 de setembro de 2004.

Em pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
#A Fabricação da Ciência.
Livro de Alan Chalmers considera a ciência não como um corpus rígido e fechado sobre si mesmo, mas como um organismo vivo, que continuamente se autocorrige.

# Fármacos : próximo tema dos Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos.
Eliezer Barreiro, da UFRJ, Coordenador do Instituto Virtual de Fármacos (IVF), discutirá a questão dos fármacos abordando, entre outros pontos, as estratégias para o planejamento racional de novas moléculas bioativas.

# Sisal poderá ser usado para restaurar prédios históricos.
Idéia : misturar fibras do sisal com resinas poliméricas.

# Vem aí o forno de microondas que "queima" gorduras !
Grande empresa japonesa de eletrodomésticos pensa em vender mais de 500.000 fornos até 2008.

# Nanopartículas liberadas na combustão do diesel ameaçam a saúde.
Mais de 300 pesquisadores, reunidos na Escola Politécnica Federal de Zurique (Suíça), mostraram-se bastante sensibilizados com o problema e enfatizam a necessidade de medidas reguladoras e mais pesquisa científica sobre o assunto.

# Separação de moléculas por pulsos de laser.
A idéia é revisitada, mas sem a necessidade de prévio conhecimento das propriedades moleculares.

# Computador controlável por gestos ? Era só o que faltava !
Detectores infravermelho estão na base deste novo e instigante desenvolvimen-
to.

# Canadenses criam a primeira vacina sintética do mundo.
Países em desenvolvimento poderão vir a ser os grandes beneficiados.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Futuro das publicações científicas preocupa pesquisadores.
Segundo Odila Duru, supervisora da unidade de textos completos da Biblioteca Eletrônica Scientific Eletronic Library On-line (Scielo), "a preocupação do mercado editorial com o livre acesso é infundada".

# Excelência científica e crescimento.
A melhor maneira de a ciência crescer mais, mas atendendo às demandas da sociedade, é fomentar a inovação nas indústrias, ponderam J.-P. Férezou e R. Nicolsky, em artigo veiculado pelo jornal Folha de São Paulo.

* LQES Cultural

Cultura da Química
# O vidro explica.
Dupla de pesquisadores sugere ter sido o material, de 1200 a 1850, a mola-mestra da revolução científica e industrial européia.

* LQES Responde
# O que você gostaria de saber sobre medicamentos genéricos e não tem medo de perguntar.
São 18 perguntas e respostas que poderão tirar muitas dúvidas sobre o assunto.