Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano III - número 62 - 01 de agosto de 2004.

Em pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Mecânica dos fluidos como base de método simples para fabricação de nanotubos.
Pesquisadores espanhóis fabricam nanotubos via procedimento mais simples e menos oneroso.

# Celulose substitui a pele.
O Acetobacter xylinum é o microorganismo responsável pela obtenção da celulose bacteriana.

# Artigos científicos brasileiros estão entre os mais citados.
O esforço dos pesquisadores tem ainda pouco impacto sobre a qualidade de vida em vários países.

# Nanotubos podem ser interessante alternativa para detectar substâncias tóxicas.
Pesquisadores do Departamento de Física da UFC e do Laboratório de Química do Estado Sólido, da Unicamp, identificam interações exógenas em nanotubos de carbono.

# Ômega-3 enriquece vários legumes verdes.
Graças à engenharia genética, legumes verdes poderão vir a ter algumas virtudes nutricionais idênticas às dos peixes !

# Partículas de silício : nova arma no combate ao câncer.
Câncer Letters publica resultado auspicioso : pesquisadores da Rice University (EUA), com o auxílio de partículas de silício, conseguiram a redução de tumores cancerosos.

# Nanotubos de carbono usados como filamentos de lâmpadas.
As aplicações dos nanotubos de carbono não param. Veja mais esta !

# Ciclo do nitrogênio no diagnóstico de ecossistemas.
Novo método permite diagnosticar o estado de ecossistemas com economia de tempo e mão-de-obra.

# Celular "apegado" a seu dono ?
Donos de celulares poderão respirar mais tranqüilos : dispositivo promete desencorajar a ação de "descuidistas" !

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# A divulgação científica no Brasil
Ildeu de Castro Moreira, diretor de Difusão e Popularização da Ciência do MCT, fala sobre as diretrizes do governo para a área e a importância da divulgação científica na formação dos cidadãos.

# Sojadiesel e alcoolquímica
Artigo discute as novas alternativas para a atualíssima questão dos biocombustíveis no contexto brasileiro.

LQES NEWS - Ano III - número 63 - 16 de agosto de 2004.

Em pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Cientistas pedem freio para a Nanotecnologia.
Royal Society e Sociedade Real de Engenharia (Grã-Bretanha) admitem potenciais benefícios para a Nanotecnologia, todavia... alertam também para a existência de riscos.

# Prótons são flagrados em pleno movimento !
Moléculas de amônia dispostas estrategicamente num esqueleto molecular e excitação com laser permitiram tal feito.

# Que frio ! Organoclorados entram em luta com obesos.
É mostrado, pela primeira vez, que poluentes organoclorados têm relação com a perda de peso.

# Já não era sem tempo : acaba de ser criado novo teste tuberculínico.
A boa nova vem de Cingapura e usa a saliva.

# Em escala nanoscópica, o ouro não resiste : torna-se magnético !
Nananopartículas de ouro, de cerca de um nanômetro, apresentam magnetismo permanente, em temperatura ambiente.

# Produção de vinho também gera poluição. Pesquisadores espanhóis encontram uma saída.
Rios, agora, podem deixar de ter o cheiro, a cor e o sabor dos vinhos.

# Hitach cria um novo robô. Multiapto, atua também como cirurgião.
Segundo a empresa, o robô pode ser usado mesmo em cirurgias de grande porte.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# História e conjeturas da competição industrial
Antonio Barros de Castro mostra, neste artigo, importantes aspectos da história recente da competitividade industrial no Brasil.

# Escola não expande valores humanos.
Principal conferencista do Fórum Mundial de Educação, o húngaro István Mészáros, criticou a comercialização do ensino.

# Francis Crick : o homem que descobriu as hélices da vida.
Morre em 28 de julho, de um câncer, aos 88 anos, na Califórnia (USA) aquele que foi considerado, por alguns, como o "Newton da Biologia".