Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano III - número 66 - 01 de outubro de 2004.

Em pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Senado brasileiro aprova o Projeto de Lei do Importa Fácil Ciência.
Medida visa facilitar a compra de reagentes, peças de reposição, softwares, etc., no exterior, sem taxas adicionais e usando as facilidades do Correio.

# Nova extrusora : performance superior na mistura de nanotubos e resina polimérica.
Novo equipamento abre as portas para o processamento de nanocompósitos.

# No mercado, fotocatalisadores de última geração !
Uso de CVD (Deposição Química de Vapor) e tratamento térmico em atmosfera controlada permite obter sistemas de alta atividade.

# Novo uso da radiação no infravermelho.
Nanoanalítica e técnicas de armazenamento de dados estão na mira dos pesquisadores do Instituto Max-Planck de Bioquímica.

# Nanotecnologias versus câncer.
O National Cancer Institute americano acaba de lançar programa de 144 milhões de dólares para a realização de 5 anos de estudos.

# Eliminando germens com íons de prata.
Plásticos contendo íons de prata podem ajudar a combater infecções sanguíneas causadas por cateteres e dar um passo importante contra a infecção hospitalar.

# Realizada a síntese inorgânica de um hidrocarboneto.
Altas pressões e temperaturas, mais óxido de ferro e calcita levaram à produção de metano.

# Novo compósito condutor de corrente : o metal-plástico.
O novo material tem, ao mesmo tempo, propriedades de um plástico e propriedades elétricas e eletromagnéticas de um metal.

# Autorizado o uso da primeira lente de contato implantável para correção de miopia.
A "novidade" chegou aos Estados Unidos apenas agora, uma vez que, há 17 anos, já é comercializada na Europa.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Onde estão as patentes ?
Segundo Roberto Rotondaro, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o "número de registros de patentes brasileiras, em 2003, cresceu 8% em relação a 2002".

# Veneno da aranha marrom pode virar remédio.
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná estão na mira de novos antiinflamatórios e anti-hipertensivos.

* LQES Cultural

Cultura da Química
# Transmutação dos metais : um velho tema revisitado.
Artigo de Oswaldo Luiz Alves enfoca a "transmutação dos metais", valendo-se de escritos de J. Marcus de Vèze, publicados em 1902.

LQES NEWS - Ano III - número 67 - 16 de outubro de 2004.

Em pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES

# Revista Parcerias Estratégicas, do CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, número 18, já está circulando.
Este volume é totalmente devotado à Nanociência e Nanotecnologia.

# Colóquio do Instituto do Milênio de Materiais Complexos discute o tema Biocombustíveis.
Professor Isaías Macedo, do NIPE - Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético, da UNICAMP, e ex-Gerente do Centro de Pesquisas da Coopersucar, fala das dificuldades e possibilidades do Brasil no setor.

# LQES participa da I Semana de Ciência e Tecnologia.
Coordenador Científico do LQES fará conferência na UnB - Universidade de Brasília, em Brasília.

# Novo método facilita obtenção de açúcar invertido.
Pesquisadores da USP patenteiam método que re-aproveita a invertase, enzima usada na produção do açúcar invertido utilizado na indústria de alimentos.

# Primeiros chips do tipo NAND, gravados em 0,60 nm.
O anúncio foi feito pela Samsung.

# Fibras bicomponentes para tirar partido da funcionalidade.
As fibras foram obtidas fazendo-se uso de dois polímeros termoplásticos diferentes.

# Um novo "petróleo" no front ?
Começam a aumentar as apostas nos hidratos de carbono, mais conhecidos como clatratos de gás.

# Novo processo de síntese de aminoácidos.
Pesquisadores espanhóis conseguiram o feito usando leveduras ou a hidantoína.

# Hidratos de carbono : vacina.
Cadeias glucídicas são usadas na obtenção de nova geração de vacinas contra bactérias e vírus.

* Pontos de Vista

# Técnica identifica microcistinas em represas.
A um custo três vezes menor que o dos testes tradicionais, nova técnica indica presença de substâncias tóxicas produzidas por cianobactérias em reservatórios de água.

* LQES Cultural

# História e Laureados com o Prêmio Nobel de Química.
Conheça mais sobre o Prêmio Nobel de Química: a história do seu patrono, a história do prêmio, quem já ganhou e porque ganhou, de 1901 a 2004.