Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano V - número 101 - 16 de abril de 2006.

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Unicamp lidera em patentes.
No período 1999 - 2003, a Unicamp passou a Petrobrás em número de patentes no INPI. Com 191 depósitos, é a maior do País. O dado é do presidente do Instituto.

# A biossimulação poderá dar um basta às experiências com animais ?
Modelos de órgãos do corpo podem, agora, ser desenvolvidos graças às técnicas de biossimulação.

# Rede hexagonal de nanotubos metálicos.
Estrutura surpreendente formando uma rede hexagonal de nanotubos metálicos é descoberta casualmente.

# Pó poderá ajudar diminuir a evaporação da água !
Trabalho brasileiro apresentado no Fórum Mundial da Água (México, março 2006) apresenta resultados de pesquisa sobre pó que, colocado na superfície da água, torna mais lenta sua evaporação.

# Explosão de células cancerígenas com nanotubos.
Jovem pesquisador de universidade americana consegue nanoexplosões "diretamente no ponto".

# Fibras ópticas cada vez mais rápidas. Batido mais um recorde : 320 Go por segundo !
Instituto Fraunhofer (Alemanha) não deixa por menos e coloca quatro dados binários em um pulso luminoso.

# Biorreator possibilita o cultivo de células pancreáticas em laboratório.
Podendo contar com a produção de células que fabricam insulina, diabéticos poderão se ver livres do fantasma da injeção diária.

# Cérebro e neurochip : comunicação que pode dar certo !
Os neurônios ampliam sua rede de comunicação, não mais se comunicam apenas entre si : um nanochip entra no "circuito" !

# Acordos para a ciência entre o Brasil e o Reino-Unido.
Resultados para a C&T&I da visita do Presidente Lula ao Reino Unido.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Uma visão em perspectiva da indústria química brasileira.
Artigo publicado no Boletim Abifina Informa, março 2006, analisa a indústria química brasileira e destaca a necessidade de uma melhor sintonia academia-setor produtivo.

# O problema da autoria científica.
Artigo de Eloi de Souza Garcia, Superintendente de Desenvolvimento Científico da Secti-RJ.

* LQES Cultural

Cultura da Química
# Cronologia de Linus Pauling.
Em 28 de fevereiro de 2006, Linus Pauling completaria 105 anos. Conheça a historia deste notável cientista ganhador de dois Prêmios Nobel : Química e da Paz.

LQES NEWS - Ano V - número 100 - 01 de abril de 2006.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre Nanotecnologia.
São mais de 200 notícias e artigos veiculados no LQES NEWS, no período 2001 - 2006 (março 2006).

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Novas e originais nanoestruturas : origâmis de DNA.
Origâmi - antiga técnica oriental de artesanato em papel -, pode utilizar, no lugar deste, material absolutamente inusitado : filamentos de DNA ! É ler para crer !

# Meio ambiente : de olho bem aberto no cromo-VI !
Conclusões diferentes das veiculadas por sites industriais alemães e americanos, reveladas por pesquisadores, alertam sobre riscos de câncer pela exposição ao cromo-VI.

# O germânio dará mais vida a Lei de Moore ?
Camada nanométrica de germânio na superfície dos chips pode ser o "pulo do gato".

# Microscópios eletrônicos colocam as micrografias no centro da inspiração artística : nasce a Nanoarte ?
Nanopartículas, nanotubos, nanobastões, ou seja, todos os nano-X adquirem novo "charme".

# A China não deixa por menos : está entre os dez maiores depositantes internacionais de patentes.
Tal palmarès foi atribuído pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO).

# EPA (Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana) resolve "ir fundo" no estudo dos efeitos da nanotecnologia.
Além da preocupação com as possíveis ameaças eventualmente associadas às nanopartículas, a agência tem interesse em usá-las na remediação ambiental.

# Fazendo nanotubos de carbono mais seguros.
Pesquisadores ingleses do Centre for Drug Delivery, da Universidade de Londres, trazem a boa nova.

# Plano de recursos hídricos vai nortear uso racional da água até 2020.
O Plano Nacional de Recursos Hídricos do Brasil foi elaborado a partir de um processo participativo que incluiu quase sete mil pessoas durante dois anos e meio.

# Yakult destaca pesquisa realizada no LQES e no LQB da Unicamp.
Revista Super Saudável, publicada pela empresa, repercute trabalho realizado com nanopartículas de ouro funcionalizadas com tiociclodextrinas/violaceína frente à células leucêmicas.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Nota Cem para o LQES News.
Fernando Galembeck, um dos mais importantes cientistas brasileiros, tece considerações sobre o trabalho realizado pelo Boletim Eletrônico LQES NEWS.

# Boletim Eletrônico LQES NEWS, Ano 5 : centésima edição.
Com esta edição, o Boletim Eletrônico LQES NEWS está completando a centésima edição e reafirma seu compromisso com a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação do país.

# Modernas Aplicações do Vidro.
Oswaldo Luiz Alves, Coordenador Científico do LQES, delineia as presentes e futuras aplicações deste fascinante material, apontando para a presença do vidro em todos os grandes desenvolvimentos tecnológicos.