LQES NEWS - Ano V - número 107 - 17 de julho de 2006.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre Nanotecnologia.

São mais de 40 notícias, dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2006, até o mês de julho. Aproveite e veja também as notícias de Nano de 2005...2001.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# A nanotecnologia invade os chiqueiros !
A eliminação dos odores fétidos dos chiqueiros poderá ser realizada graças ao uso de nanopartículas, garante equipe canadense.

# Informatização agilizará registro de marcas e patentes.
Segundo o presidente do Instituto "(...) até novembro deste ano a informatização do registro de marcas no INPI deverá eliminar o uso de papel e reduzir, para menos de um ano, o tempo de espera para obtenção do registro."

# Superlentes e metamateriais.
As idéias do cientista russo Victor Veselago, formuladas aproximadamente há 40 anos, ganham força nos tempos da nanotecnologia.

# O mel e seus fortes poderes !
Bactérias resistentes mesmo aos mais potentes antibióticos querem distância do "Medi-Mel", produzido pelos neozelandeses.

# Em 2010, os telefones celulares não serão mais os mesmos : funcionarão com pilhas a combustível.
Pesquisadores franceses tiram proveito de uma reação bem conhecida dos químicos para gerar hidrogênio : Borohidreto de sódio + água. Et voilà !

# Geolocalização via GPS : grande ajuda aos portadores de Alzheimer.
"Pulseira mágica", felizmente, pode contribuir para que portadores de Alzheimer não fiquem tão "perdidos".

# Método revolucionário de síntese de nanotubos de carbono atinge pureza de 97,5%.
Pesquisadores do AIST (Japão) liderados por Sumio Iijima são responsáveis por este importante avanço.

# Padrões químicos oscilantes são observados na cristalização de nanopartículas.
A famosa reação de Belousov-Zhabotinsk é "espelhada" por sistemas multifases.

# Quer medir o pH de células vivas ? Sim ? Use nanopartículas.
A proposta foi feita por pesquisadores da Universidade de Rice, nos Estados Unidos.

# Pesquisadora brasileira ganha Prêmio nos Estados Unidos.
Graças à participação em trabalho sobre dispersão de nanotubos com DNA, Adelina P. Santos, do CDTN, Belo Horizonte, recebeu o Prêmio "2006 Collaboration Success Award".

* Pontos de Vista

Divulgação
# Declaração da VI Reunião Ibero-americana de Reitores de Universidades Públicas.
Reitores de países latino-americanos e europeus encerraram com uma declaração conjunta a VI Cumbre Iberoamericana de Rectores de Universidades Públicas, realizada em 6 e 7 de julho, em Montevidéu.

LQES NEWS - Ano V - número 106 - 01 de julho de 2006.

* Especial

Lançamento da versão 2.0 da Biblioteca LQES de Química do Estado Sólido.
Na versão 2.0 foram incorporados 180 títulos ! Agora a Biblioteca repertoria mais de 210 obras, as quais são apresentadas desde 1952 até os últimos lançamentos de 2006. Com um simples clique você chega à Biblioteca e conhece a contribuição que o LQES Website oferece para a divulgação desta instigante, atual, moderna e importante área do conhecimento interdisciplinar e multidisciplinar, considerada por muitos como a "ponte" para as Nanotecnologias.

Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# "Dots" fluorescentes de carbono !
Do ponto de vista ambiental, os "dots" de carbono poderiam ser menos tóxicos e menos prejudiciais que os quantum dots de semicondutores.

# "Supertêxtil" para "supermaiôs".
Maiôs de politrimetileno (PTT) batem os de poliuretano. Placar : 25% contra 2% de elasticidade !

# Fabricado o primeiro monitor usando quantum dots.
Empresa americana acredita na viabilidade industrial e comercial desta nova aplicação dos QDs.

# Um galvanômetro que deixaria até Luigi Galvani superentusiasmado.
Galvanômetro se auto-ultrapassa : "renovado", detecta o movimento de um único elétron.

# Ondas terahertz ganham novos espelhos refletores.
O desenvolvimento de tais espelhos poderá ser fundamental para o futuro dos novos sistemas de comunicações. O prefixo tera equivale a 1012.

# Novo detector de hidrogênio : ultra-rápido e com capacidade de detecção na faixa de 100 partes por milhão (100 ppm).
Detector ultrapassa de longe a velocidade de seus antecessores : confirma a presença de 100 ppm do gás em menos de 1 segundo.

# 13 milhões de mortes por ano ! Causa : problemas ambientais que poderiam ser evitados.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que causas ambientais evitáveis poderiam trabalhar em favor da vida.

# Sonda de microscópio de força atômica (AFM) é usada para iniciar crescimento de nanotubos de carbono !
Efeitos de modificações das condições de crescimento dos nanotubos já podem ser monitorados.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# País precisa inovar naquilo que já produz.
"... inovação tecnológica busca avanços na fronteira da tecnologia, mas foco central, de olho na competição com a China, deve ser na busca de soluções inovadoras para produtos tradicionais".

# Doença inesquecível.
Segundo Editorial da Folha de São Paulo, "o país precisa investir em novas ferramentas de combate a moléstias negligenciadas pela indústria farmacêutica".