LQES NEWS - Ano V - número 116 - 18 de dezembro de 2006.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre : Materiais.

São mais de 50 notícias, dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2006, até o mês de dezembro. Aproveite e veja também as notícias de 2001 a 2005 sobre este assunto.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES

# Manaus instala o maior instituto de alta tecnologia da Europa.
O acordo para que o centro venha para a região foi assinado no dia 30 de novembro em Manaus e Berlim.

# Fundeb vai aplicar mais de R$ 55 bilhões na educação básica.
Pela primeira vez a educação básica no Brasil (ensino infantil, fundamental e médio) terá um fundo próprio de financiamento.

# Ranking dos países que participam da corrida das nanotecnologias.
A revista Nature Nanotechnology oferece um conjunto de dados comparativos que permitem saber quais países ocupam a dianteira.

# Avaliação das questões relacionadas aos nanomateriais e meio ambiente : o debate continua...
Agora foi a vez do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (EUA), ligado diretamente ao gabinete presidencial, divulgar seu relatório.

# A farmacogenômica promete agitar os tratamentos médicos.
Encontrar e administrar o medicamento ideal, no momento certo, para a pessoa certa poderá fazer parte da medicina do amanhã.

# Chips eletrônicos : Samsung começa a se afastar dos concorrentes !
A empresa coreana começa a utilizar sua tecnologia de 50 nm visando ao desenvolvimento do primeiro chip de memória DRAM, de 1 GB.

# Finalmente desvendados os segredos do Mecanismo de Anticitera.
Restos de um antigo aparelho de cálculo mecânico, com cerca de 2.000 anos, revela novas habilidades dos gregos antigos.

# Verdadeiramente inesperado : ouro, prata e cobre podem produzir nanotubos de carbono de parede única (SWCNT).
Pesquisadores japoneses mostram que não só de nanopartículas de ferro, cobalto e níquel "nascem", cataliticamente, os nanotubos de carbono.

# Brasil causa estrondo no mercado de etanol.
País é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar.

* Pontos de Vista

Editorial 1
# Inovação e criatividade.
Editorial de Evando Mirra, Diretor de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI, publicado no Journal of Brazilian Chemical Society.

Editorial 2
# Natal 2006 - Editoria do LQES NEWS e LQES Website.

Divulgação
# Berkeley (EUA) é a primeira cidade do mundo com legislação municipal para a Nanotecnologia.
Prefeito de Berkeley sai na frente e envia para o City Council (espécie de Câmara Municipal) proposta de legislação para as nanotecnologias.

LQES NEWS - Ano V - número 115 - 01 de dezembro de 2006.

* Especial

Biblioteca LQES de Nanotecnologia.
Veja o que de mais relevante foi publicado no formato de livro em 2006. Aproveite ! Conheça todo o acervo e tenha informações sobre as publicações em Nanotecnologia desde 1986.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre : Fármacos, medicina e saúde.

São mais de 30 notícias, dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2006, até o mês de dezembro. Aproveite e veja também as notícias de 2001 a 2005 sobre este assunto.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES

# Diáspora científica.
O MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil) está apelando a todos os 1000 cientistas que foram trabalhar no exterior, entre 1993 e 1999, para que contribuam com o desenvolvimento da pesquisa e da inovação no Brasil.

# Ranking das 10 universidades/instituições latino-americanas e ibero-americanas : produção científica.
Ranking das universidades da América Latina e Ibero-América - realizado pela SCImago (Universidades de Granada e Carlos III, Espanha) -, mostra as instituições com maior produção científica indexada.

# Purificação da água : nanopartículas novamente em ação.
Nanopartículas de óxido de ferro são capazes de interagir com átomos de arsênico.

# Vinho tinto : teriam seus bons efeitos sido finalmente elucidados ?
Estudo internacional procura responder a esta pergunta.

# Nanopartículas e filmes poliméricos permitem captar água como fazem os escaravelhos no deserto da Namíbia.
Mais uma vez a natureza serve como fonte de inspiração para novas tecnologias.

# Mauveína, o primeiro corante sintético, faz 150 anos !
Willian Perkin, químico inglês que produziu pela primeira vez o corante, foi lembrado pela Royal Society of Chemistry (Reino Unido).

# Novo analgésico natural bate de longe a morfina !
Pesquisadores do Instituto Pasteur (França) conseguem isolar substância secretada na saliva humana.

# Níveis mundiais de CO2 continuam subindo : novo recorde em 2005 !
Dados da Organização Meteorológica Mundial confirmam esta tendência. Protóxido de nitrogênio (N2O) e metano (CH4) também preocupam.

# Sobre a condutividade do DNA : o papel dos nucleotídeos.
Pesquisadores da Universidade de Málaga (Espanha) afirmam que o nível de condutividade depende da seqüência dos nucleotídeos.

# Rede Nacional de Pesquisas em Nanotubos de Carbono realiza o seu Workshop 2006.
Dois dias de intensa programação marcaram o primeiro Workshop da rede.