Hot Temas - Nanopartículas

Nanopartículas - 2017

Nanotecnologia : análise do hálito para detectar câncer e outras 16 doenças.
Usando nanopartículas de ouro e inteligência artificial, dispositivo médico pode diagnosticar câncer e outras 16 doenças somente pela análise do hálito dos pacientes.

Nanopartículas - 2016

Nanoparticle catalysts outperform single metal atoms.
Nanopartículas de platina provam ser catalisadores mais ativos que átomos individuais de platina : um "insight" vital para projetar catalisadores mais eficientes.

Nanopartículas encontradas no cérebro humano podem causar Alzheimer.
Artigo publicado na revista PNAS chama a atenção para o problema da poluição das grandes cidades e partículas de magnetita (óxido de ferro).

Nanoparticles that speed blood clotting may someday save lives.
Pesquisadores desenvolveram nanopartículas que se congregam sempre que ocorre uma lesão no corpo afim de ajudá-lo na formação de coágulos sanguíneos. Os resultados já foram validados in vitro e in vivo.

Uncovering the hidden nanoparticle dangers on dusty streets.
Alta concentração de metais tóxicos e partículas numa das maiores cidades chinesas.

Afinal é possível medir a velocidade Browniana de uma nanopartícula ?
Pesquisadores dos Departamentos de Química e Física da Universidade de Aveiro, dizem que sim. O artigo foi publicado na revista Nature.

How to turn nanoparticles into single-atom catalysts.
Pesquisadores exploram um processo que normalmente destrói catalisadores metálicos suportados em sistemas estáveis constituídos por átomos de platina isolados sobre um suporte sólido.

Surface area is a highly relevant dose metric for nanoparticle toxicity assessments.
Devido a densidade dos nanomateriais é mais conveniente expressar a dose em termos de área do que concentração por peso.

EU authorizes the use of Zinc Oxide (nano and non-nano) in cosmetics.
Seguindo a opinião do Comitê Científico de Segurança dos Consumidores publicado em 2012, a União Europeia (UE) autorizou o uso de óxido de zinco, na forma nano e não-nano, como filtro UV em produtos cosméticos. A União Europeia considera o uso do óxido de seguro até uma concentração máxima de 25%.

How nanoparticles flow through the environment.
A compreensão de como as nanopartículas permeiam o meio ambiente merecem ainda muitos estudos. A avaliação dos múltiplos fatores revela um quadro de elevada complexidade.

Nanoparticles deliver triple-stage anticancer cluster bombs.
Desenvolvido novo sistema para o "delivery" do fármaco cisplatina através de minúsculas nanopartículas criadas para se romper quando atingirem o tumor.

Citoxicidade de nanomateriais.
Trabalho realizado pelo LQES e LABLEISH (Unicamp) com óxido de grafeno (GO) e nanocompósito de óxido de grafeno com nanopartículas de prata (GOAg) mostram que estes nanomateriais são tóxicos para certos tipos de macrófagos.

Microprodutor de prata.
Fungo é usado para produzir nanopartículas metálicas que podem ser empregadas como antibacterianos.

Com apoio da Finep, empresa usa nanotecnologia para eliminar fungos e bactérias de hospitais.
Antimicrobiano composto por nanopartículas de prata e zinco impede a reprodução dos microrganismos. Tecnologia pode contribuir para a diminuição das taxas de infecção hospitalar.

Caneta-bolha a laser que escreve com nanopartículas.
Engenheiros da Universidade do Texas em Austin (EUA) desenvolveram uma nova ferramenta, a caneta-bolha a laser que permite, pelo aprisionamento de nanopartículas na bolha, fabricar nano-objetos com uma grande precisão.

Nanopartículas - 2015

Pesquisa do Cetene usa nanopartículas de prata para tratamento de cáries.
Ação bactericida teve resultado animador. Estudos foram desenvolvidos com a Universidade Federal de Pernambuco, ampliando as possibilidades de prevenção e tratamento sem o temido motor dos dentistas.

Nanopartículas de prata iluminam segredos obscuros do mal Alzheimer.
Indianos e canadenses usam espectroscopia Raman-laser para sondar moléculas tóxicas responsáveis pela doença.

Testando nanopartículas em protetores solares.
Instituto Fraunhofer (Alemanha) desenvolve método baseado em espectrometria de massas.

Um teste de cores para identificar o vírus Ebola.
Além de Ebola, febre amarela e dengue também podem ser testados graças ao uso de anticorpos e nanopartículas de prata.

Despoluição da água e do solo.
Pesquisadores americanos e canadenses utilizam nanopartículas fotosensíveis para conseguir estes resultados.

Nanopartículas - 2014

Colares de nanopartículas de ouro.
Nanopartículas alinhadas em longas cadeias podem servir para confinar a energia luminosa na escala nanométrica.

Nanopartículas orgânicas produzidas por processo contínuo.
Novidade abre novas possibilidades para as nanotecnologias, especialmente para área de medicamentos.

Carreadores Moleculares.
Dissertação desenvolvida no LQES avança no estudo de nanopartículas de sílica visando ação de drug-delivery.

Um método revolucionário para colar géis e tecidos biológicos.
Nanopartículas fazem a fabulosa diferença...

Nanopartículas - 2013

Nanoteranóstica inteligente para câncer.
Pesquisas com nanopartículas, em nanomedicina, vêm apresentando possíveis soluções para diagnóstico e tratamento da doença.

Serão as nanopartículas as pílulas do futuro ?
Pesquisadores americanos desenvolvem nanopartículas que podem atravessar diferentes barreiras biológicas.

Uma carona indesejada.
Nanopartículas podem transportar moléculas intrusas para o interior das células. Portal da Revista Pesquisa Fapesp destaca trabalho realizado no LQES.

Nanopartículas de prata : mais novidades !
Pesquisador canadense extrai as nanopartículas de águas servidas, utilizando organismos unicelulares.

Influência do efeito "Protein Corona" no transporte de moléculas para o interior de células.
Pesquisa coordenada pelo LQES aponta para novas possibilidades de nanopartículas mesoporosas de sílica em terapias contra câncer.

A toxicidade das nanopartículas nos produtos de consumo estaria sendo subestimada ?
Pelo sim, pelo não..., há necessidade de estudos visando às reações das nanopartículas com as bactérias, e não apenas com a concentração das mesmas.

Vidraça inteligente que controla o fluxo de luz e de calor.
Misturando nanopartículas a um vidro especial, pesquisadores fabricaram um vidraça, capaz de bloquear o calor do sol, deixando passar sua luz.

Nanopartículas de ouro contra o câncer de próstata.
Pesquisadores canadenses fazem uso de nanopartículas de ouro radiativas.

A forma das nanopartículas influencia na sua eficácia e desempenho.
Partículas em forma de hastes alongadas são preferíveis às esferas para "entregar" quimioterapia em nível dos vasos sanguíneos irrigando os tumores.

Diabetes : uma rede inteligente de nanopartículas para tratar a doença.
Pesquisadores americanos conseguiram desenvolver um sistema de nanopartículas capaz de regular a taxa de glicemia (açúcar) no sangue liberando insulina para diabéticos.

Clusters de nanopartículas de ouro para melhorar os sensores SERS ?
Utilizar clusters de nanopartículas de ouro para aumentar a performance de certos instrumentos de medida de alta precisão (os sensores SERS) poderá ser uma idéia particularmente interessante e economicamente viável.

Prata biológica.
Artigo da Revista Pesquisa Fapesp destaca trabalho de pesquisadores do Instituto de Química da Unicamp sobre nanopartículas produzidas a partir de fungos, testadas com sucesso em tecidos antibacterianos e em ferimentos.

Carteiros notáveis.
Matéria de Carlos Fioravanti, publicada na revista Pesquisa Fapesp, de fevereiro/2013, destaca os esforços de pesquisadores brasileiros no estudo de "carreadores" para fármacos contra câncer. Resultados obtidos no LQES são comentados.

Veneno de abelha na luta contra a AIDS - é possível, graças às nanopartículas.
Alguns dias após o anúncio da primeira cura aparente de um lactente, eis uma nova boa nova na luta contra o vírus da AIDS.

Como recarregar um celular com silício e água.
Seu celular, na praia, deixa de funcionar porque a pilha a combustível que o alimenta esgota suas reservas de hidrogênio. Não se preocupe : basta jogar nanopartículas de silício em uma garrafa de água.

Pesquisadores descobrem bactéria que fabrica ouro.
Bactéria produz nanopartículas de ouro para se desenvolver em soluções tóxicas do metal precioso.

França dá o primeiro passo para a rastreabilidade de nanopartículas.
Desde 1o de janeiro, os fabricantes, importadores e distribuidores de nanopartículas devem declarar à Agência Nacional de Segurança Sanitária as quantidades e os usos destes materiais.

Nanopartículas - 2012

Trabalho realizado no Instituto de Química da Unicamp sobre nanopartículas de prata biogênicas atinge mais de 30.000 downloads.
Segundo o Journal of Nanobiotechnology, o trabalho é o sétimo mais citado na história da revista.

Nanopartículas detectam a bioquímica da inflamação.
A inflamação é a marca registrada de muitas doenças humanas, da infecção à neurodegeneração.

Nanopartículas que "surfam" no cérebro.
Nanopartículas envolvidas com um polímero solúvel podem penetrar e se propagar no cérebro, servindo de vetor para uma nova geração de tratamentos.

Quadragésima terceira tese realizada no LQES.
Nanopartículas mesoporosas de sílica com funcionalização antagônica dos poros e superfície pavimentam o caminho para o transporte de moléculas hidrofóbicas.

Preservativo feminino feito de nanopartículas.
Sistema à base de nanopartículas permite transpor barreira do muco vaginal, que coloca obstáculos aos procedimentos locais. Uma abordagem de futuro para os tratamentos e a profilaxia.

Cientistas sintetizam primeiro material semicondutor por evolução genética.
Primeiro passo na engenharia genética de materiais inorgânicos ?

Cristália doa a governos patente de nova forma de aplicação de vacinas.
A nova tecnologia usa sílica nanoestruturada e foi desenvolvida no Instituto Butantan.

Nanopartículas de ouro : melhoria na cirurgia de tumor cerebral.
Contornos de tumores no cérebro de ratos, precisamente definidos graças à nanopartículas compostas de ouro, gadolínio e silício.

Nanopartículas de ouro : melhoria na cirurgia de tumor cerebral.

Teste mais rápido e barato para triagem da hepatite C.
Pesquisadores da Universidade Americana do Cairo (Egito) anunciaram novo teste que faz uso de nanopartículas de ouro.

Nanopartículas de carbono magnéticas contra o câncer.
Pesquisadores da Universidade do Texas exploram possibilidades oferecidas pelas nanopartículas de carbono magnéticas.

Quadragésima primeira tese defendida no LQES.
Nanotubos de vanadato decorados com nanopartículas de prata mostraram excelente ação frente a diferentes bactérias e foram usados para formular uma nova tinta antibacteriana.

Nanopartículas - 2011

Nanopartículas passam através da barreira protetora do cérebro.
As funções cerebrais poderiam ser perturbadas, em caso de exposição crônica às nanopartículas de dióxido de titânio.

Nanoesponja molecular ativada por campo magnético.
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Tóquio e de universidades associadas desenvolveram uma rede de nanopartículas que reage ao campo magnético.

Nanopartículas : método inédito para sua sondagem.
A "velha centrifugação", conhecida há mais de 100 anos, "volta com tudo".

Toxicologia das nanopartículas.
Nanotubos de carbono marcados com radioisótopos expandem as possibilidades da nanotoxicologia.

Nanopartículas de amido no interior de nossas células !
Vacinas, luta contra o câncer... Esperanças !

Nanopartícula polimérica : um novo aliado na luta contra câncer de cérebro.
Terapia gênica dá passo importante na luta contra a doença, antevendo a possibilidade de se evitar a cirurgia.

Nanopartículas, camufladas de glóbulos vermelhos, contra o câncer.
Estratégia pode tornar mais eficiente a terapia antitumoral.

Nanopartículas e tumores de fígado.
Pesquisadores americanos usando nanopartículas de ouro conseguem detectar os tumores em estado precoce.

Laser transforma nanopartículas de ouro em filamentos.
Pesquisadores americanos fabricam filamentos de ouro com forma e tamanho personalizados.

Revista Ciência Hoje destaca pesquisa realizada no LQES.
Nanofios de vanadatos de prata "decorados" com nanopartículas de prata abrindo a porta para novos antibacterianos.

Nanopartículas de "colesterol bom" procuram e destroem células cancerosas.
Novas pesquisas sugerem que o "colesterol bom (HDL)" também pode atuar como um carreador especial de drogas para combater o câncer.

Bactérias como fonte de nanopartículas magnéticas.
Pesquisadores poloneses e franceses estudam propriedades magneto-ópticas com nanopartículas obtidas de bactérias magnetotáticas.

Nanopartículas para uma água pura.
Pesquisadores da Universidade MacGill (Canadá) usam papel forrado com nanopartículas de prata para purificar água contaminada por bactérias.

Experts estudam impacto ambiental de nanopartículas de prata em têxteis.
Institutos, academia, indústria e organismos reguladores trabalham juntos para avaliar os efeitos das mesmas.

Nanotecnologia possibilita sapatos mais confortáveis e sem mau cheiro.
Finep destaca um dos Casos de Sucesso do seu Programa de Subvenção Econômica.

Como as nanopartículas são tóxicas ?
Nova norma ISO, recém-publicada, ajuda na resposta à pergunta.

Novo medicamento contra a esquistossomose.
Combate da esquistossomose a partir da utilização de nanopartículas poliméricas - sistemas carreadores de fármacos.

Segurança Alimentar : nanopartículas e nisina para combater a Listéria.
A nanotecnologia está chegando ao mundo dos alimentos.

Nanopartículas - 2010

Nanopartículas de carbono contra bactérias.
Pesquisadores russos estudaram a ação bactericida das nanopartículas de carbono e chegaram a importantes conclusões sobre o potencial destes materiais.

Nanotecnologia versus água insalubre, resultado : água potável !
Saquinho cheio de nanopartículas, barato, permite acesso à água potável.

Nanopartículas : quanto mais conhecimento sobre elas, melhor !
As consequências das nanopartículas sobre o ambiente e a saúde humana são alvos de estudos acurados. Detectores estão sendo desenvolvidos.

Nanocatalisadores : mais "verde" a fabricação de produtos químicos.
A idéia é reduzir o uso de metais pesados, custosos e tóxicos.

Novas funcionalidades, graças às nanopartículas de ouro.
Pesquisadores australianos abrem perspectivas para a aplicação destas partículas em vários produtos do dia a dia.

Nanopartículas podem proteger contra radiação.
As nanopartículas de melanina podem proteger a medula óssea dos efeitos nocivos da radioterapia.

Mais de 18.000 acessos : Top 10 Most Accessed Article !
Trabalho de autores brasileiros publicado na revista Journal of Nanobiotechnology (Open Acess) envolveu a produção de nanopartículas de prata usando fungos.

Cientistas testam a teoria de espalhamento Mie para nanopartículas.
Os cálculos são convincentes, mas, é ver para crer ! Esse foi o pensamento que motivou o trabalho de estudantes da Rice University (EUA), que decidiram colocar em teste cálculos realizados mais de um século atrás.

Desenvolvimento, Caracterização e Mecanismos de Ação de Nanopartículas para Uso em Terapias Químicas (Quimioterapia), monografia de autoria de Raphael Dias Holtz.

Nanopartículas - 2009

Nanopartículas que mimetizam moléculas de HDL colesterol.
Trata-se de avanço que poderá auxiliar no diagnóstico e na terapêutica de doenças cardiovasculares.

Nariz eletrônico "fareja" câncer de pulmão.
À base de nanopartículas de ouro, o nariz eletrônico poderá possibilitar detecção precoce do mal.

Cientistas de diferentes áreas buscam otimizar tempo de triagem de culturas celulares.
Mais rápida a triagem, mais ganha o paciente contaminado por bactérias patogênicas. Nanopartículas deverão entrar em campo !

Bionanotecnologia contra a aftosa.
Utilizando biossensores compostos por proteínas e nanopartículas, pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, desenvolveram um método inovador para detectar, em bovinos, o anticorpo da febre aftosa em animais.

Alzheimer e Parkinson : detecção precoce por conta das nanopartículas.
Desenvolvimento de laboratório-miniatura poderá permitir a detecção da doença em seus primeiros estágios.

Células solares num spray !
Novas células solares podem ser produzidas como numa pintura de paredes de prédios ou de telhados graças a uma tinta especial constituída de nanopartículas.

Bye bye Aspirina, "que venha a prata" !
Nanopartículas de prata : anticoagulantes na medida certa !

Câncer : um dos alvos das nanotecnologias.
Com uma nova técnica, nanopartículas alvejam as células cancerosas e, assim, a quimioterapia pode agir diretamente sobre elas.

Nanopartículas no tratamento das toxicomanias.
Na mira da nanotecnologia, gene implicado em numerosas formas de toxicomania.

Nanotubos de carbono funcionalizados são recobertos com nanopartículas de ouro.
Tese defendida no LQES estuda a cinética de crescimento de nanopartículas de ouro funcionalizadas com diferentes moléculas orgânicas e desenvolve protocolo para o recobrimento de nanotubos de carbono usando estas nanopartículas metálicas.

Nanopartículas - 2008

Desafio vencido : nanopartículas eliminadas da água.
Prêmio internacional para equipe de pesquisa francesa.

Nanopartículas virais abrem a possibilidade de uma vacina antibronquiolite.
Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica, França, anunciam a boa nova !

Para certas nanopartículas, a pele não é obstáculo !
Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rochester (EUA) revelam que nanopartículas podem, sim, atravessar a pele.

Pomada inteligente mata tumor de pele.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto) são responsáveis pelo desenvolvimento que alia nanopartículas com terapia fotodinâmica.

Impressões digitais impressionantes ? Isso mesmo ! Graças às nanopartículas.
Composto de nanopartículas de zinco, o pó po-de-ro-so, permite a formação de estruturas cristalinas com 1 micrômetro, contra 10 micrômetros de seu "ancestral".

Nanopartículas "envolvem" molécula com potencial anticancerígeno.
Trata-se da TNP-470, batizada como Lodamina, que poderá vir a ser medicamento interessante na prevenção ou tratamento de vários tipos de cânceres.

A saúde deve temer os quantum dots ?
Estudos toxicológicos discutem sobre o poder de penetração, através da pele, de tais nanopartículas.

Nanopartículas no centro da arena de debates : perigosas, ou não, à saúde ?
É bastante lenha na fogueira e os debates seguem calorosos. O Instituto Nacional de Meio Ambiente Industrial e de Riscos (INERIS), França, informa que "os protocolos experimentais são cada vez mais pesados" e que é, portanto, "preciso se especializar" !

Nanopartículas de ouro conseguem "entregar" medicamentos no interior das células.
O excepcional é que "dão conta do recado", sem perfurar a membrana celular !

Nova rota para a fabricação de nanopartículas magnéticas.
Pesquisadores americanos utilizam feixes de íons em ambiente gasoso a altas pressões.

Nanopartículas possibilitam economia no número de rebites nos aviões.
É isso mesmo : o uso de nanopartículas na soldagem pode gerar economia de milhões !

Trabalho de pesquisadores da Unicamp sobre obtenção de nanopartículas de prata, publicado na revista Journal of Nanobiotechnology, ultrapassa 10.800 acessos.
Publicado em 2005, já faz parte dos trabalhos Top Ten - os mais acessados da revista desde seu lançamento.

Nanopartículas - 2007

Diário Oficial do Estado de São Paulo destaca pesquisas sobre nanopartículas de prata.
As pesquisas foram realizadas no LQB (Laboratório de Química Biológica) e LQES (Laboratório de Química do Estado Sólido), ambos da Unicamp, e pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes).

Tese defendida no LQES focaliza nanocompósitos e nanoestruturas de semicondutores das famílias II-VI e IV-VI.
Estudo mostra como podem ser realizadas reações químicas visando obter nanopartículas, e como o crescimento e tamanho dos nanocristais podem ser controlados e estabilizados.

Luz em escala nanométrica ? É possível, atestam pesquisadores de Berkeley.
Mais uma vez as nanopartículas mostram seu potencial.

Nanopartículas injetadas no interior de células via nanoagulha de nanotubos de carbono.
Pesquisadores do Lawrence Berkeley National Laboratory e da Universidade da Califórnia, não deixaram por menos : é nano, nano e... nano.

Indústria investe em nanopartícula.
Matéria publicada no jornal Gazeta Mercantil, de São Paulo, analisa o uso de nanopartículas pela indústria brasileira.

"Escalpelo" a laser abre caminhos para a "cirurgia molecular".
Pesquisador alemão usa laser e nanopartículas para realizar a nanoperfuração óptica de um único cromossomo.

Nanopartículas novamente na berlinda.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego, concluem que nanopartículas de óxido de ferro não são tão biocompatíveis quanto se pensava.

Primeiro estudo ecotoxicológico do impacto das nanopartículas sobre o solo não mostra qualquer efeito negativo.
Os resultados foram obtidos por pesquisadores americanos da Universidade de Purdue, Indiana (EUA).

Pode o velho e bom cimento contribuir para a diminuição do efeito estufa ?
A solidez do cimento seria devida à aderência entre nanopartículas, o que permitiria diminuir as emissões de dióxido de carbono.

Blindagem líquida : as nanopartículas mostram mais um comportamento desconcertante !
Pesquisadores russos produzem reforço para materiais.

Nanopartículas - 2006

Verdadeiramente inesperado : ouro, prata e cobre podem produzir nanotubos de carbono de parede única (SWCNT).
Pesquisadores japoneses mostram que não só de nanopartículas de ferro, cobalto e níquel "nascem", cataliticamente, os nanotubos de carbono.

Purificação da água : nanopartículas novamente em ação.
Nanopartículas de óxido de ferro são capazes de interagir com átomos de arsênico.

Nanopartículas e filmes poliméricos permitem captar água como fazem os escaravelhos no deserto da Namíbia.
Mais uma vez a natureza serve como fonte de inspiração para novas tecnologias.

Dessanilização da água : desenvolvida membrana revolucionária.
Nanocompósito, à base de polímero e nanopartículas, permite não só a dessalinização da água como também o tratamento de águas servidas.

Instituto de Tecnologia de Dublin avalia a toxicidade das nanopartículas sobre as células humanas.
Amplo programa de pesquisas visa o estudo da interação de nanoestruturas com células humanas. O primeiro estudo envolveu os nanotubos de carbono.

Até que ponto as nanopartículas podem representar riscos ?
Um novo projeto de pesquisa do governo alemão está investigando o efeito das nanopartículas em estágios de pesquisa e desenvolvimento sobre a saúde das pessoas e meio ambiente.

Eficiência na produção de hidrogênio pode aumentar graças a um novo fotocatalisador.
Nanopartículas de óxido de níquel, suportadas em compostos de tântalo, abrem novas perspectivas para a geração do gás.

Cola sensível ao campo magnético : endurece e torna-se líquida quando exposta ao campo.
À base de nanopartículas de MagSilica®, a cola chega pensando em revolucionar a área de colagem de plásticos.

A nanotecnologia invade os chiqueiros !
A eliminação dos odores fétidos dos chiqueiros poderá ser realizada graças ao uso de nanopartículas, garante equipe canadense.

Padrões químicos oscilantes são observados na cristalização de nanopartículas.
A famosa reação de Belousov-Zhabotinsk é "espelhada" por sistemas multifases.

Quer medir o pH de células vivas ? Sim ? Use nanopartículas.
A proposta foi feita por pesquisadores da Universidade de Rice, nos Estados Unidos.

Revista Pesquisa FAPESP destaca pesquisas realizadas no LQES.
Nanopartículas de prata fabricadas a partir de fungos e sistema para "atacar" células leucêmicas baseado em nanopartículas de ouro funcionalizadas com tio-beta-ciclodextrina/violaceína são focalizadas.

Microscópios eletrônicos colocam as micrografias no centro da inspiração artística : nasce a Nanoarte ?
Nanopartículas, nanotubos, nanobastões, ou seja, todos os nano-X adquirem novo "charme".

EPA (Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana) resolve "ir fundo" no estudo dos efeitos da nanotecnologia.
Além da preocupação com as possíveis ameaças eventualmente associadas às nanopartículas, a agência tem interesse em usá-las na remediação ambiental.

Yakult destaca pesquisa realizada no LQES e no LQB da Unicamp.
Revista Super Saudável, publicada pela empresa, repercute trabalho realizado com nanopartículas de ouro funcionalizadas com tiociclodextrinas/violaceína frente à células leucêmicas.

NanoCare : saúde e meio ambiente sob vigilância.
Conseqüências sobre a saúde e meio ambiente das nanopartículas fabricadas industrialmente estarão sob severa vigilância.

Nanotecnologias no combate ao câncer.
Testes in vitro mostraram a eficiência das nanocytes : nanopartículas funcionalizadas com proteínas.

Trabalho de pesquisadores brasileiros envolvendo fungos e nanopartículas recebe status de "Highly Acessed" no periódico Journal of Nanobiotechnology.
A pesquisa envolveu a fabricação de nanopartículas de prata, usando diferentes cepas do fungo Fusarium oxysporum.

Screening para partículas tóxicas.
Pesquisadores sugerem estratégia que poderia "dar um jeito" na questão das nanopartículas perigosas.

Nanopartículas - 2001 a 2005

Nanopartículas aumentam a esperança nos casos de tumores cerebrais.
Pesquisadores alemães usam partículas nanométricas de óxido de ferro no tratamento de tumores cerebrais multirresistentes.

Um olhar sobre a multifuncionalidade das nanopartículas.
Quantum dots de diversos tamanhos, combinados numa mesma nanopartícula, são capazes de identificar diferentes proteínas ou moléculas numa única observação.

Case" de absoluto sucesso na interação universidade-empresa.
Desenvolvimento de nanopartículas de fosfato de alumínio gera o primeiro produto nanotecnológico nacional, de produção em grande escala. A universidade é a Unicamp, a empresa, o Grupo Bunge.

Ciência Hoje On-Line destaca pesquisa feita no LQES.
"Direto no Ponto". Sistema de liberação de drogas à base de nanopartículas de ouro aponta para grandes progressos no uso do antitumoral violaceína, contra a leucemia.

Trabalho de pesquisadores brasileiros sobre a biossíntese de nanopartículas é destaque na prestigiada revista Journal of Nanobiotechnology (Fator de Impacto ISI : 5,4).
O estudo mostra como o fungo Fusarium Oxysporum transforma os íons prata em nanopartículas metálicas, de dimensões entre 20-50 nm.

Sistema à base de nanopartículas de ouro funcionalizadas abre novas perspectivas para a liberação controlada do antitumoral violaceína.
Sistema desenvolvido por pesquisadores da Unicamp, além de resolver o problema da solubilidade é, ainda, altamente seletivo.

Bactérias não são "muito chegadas" às nanopartículas.
As discussões sobre os efeitos das nanopartículas sobre os ecossistemas continuam acaloradas. Concordâncias e discordâncias à parte, o debate avança.

Nanopartículas liberadas na combustão do diesel ameaçam a saúde.
Mais de 300 pesquisadores, reunidos na Escola Politécnica Federal de Zurique (Suíça), mostraram-se bastante sensibilizados com o problema e enfatizam a necessidade de medidas reguladoras e mais pesquisa científica sobre o assunto.

Em escala nanoscópica, o ouro não resiste : torna-se magnético !
Nananopartículas de ouro, de cerca de um nanômetro, apresentam magnetismo permanente, em temperatura ambiente.

Colocaram nanopartículas de prata na cola. Resultado : circuitos ultrafinos podem ser fabricados sobre substratos poliméricos.
Cola com cerca de 80% de nanopartículas de prata é produzida por pesquisadores japoneses.

Corpo humano e nanopartículas : influência e efeitos.
Japão, um dos países que mais investe, quer respostas. Para obtê-las, funda um Instituto visando a estudar este controverso aspecto da Nanotecnologia.

Nanopartículas auxiliando na criminalística.
Nanopartículas fluorescentes, contendo uma camada hidrofóbica, podem dar nova resolução às impressões digitais.

Terapia mata, com nanopartículas, tumor cancerígeno.
Nanopartículas à base de ferro revelam grande potencialidade em situação na qual a terapia clássica não apresenta resultados satisfatórios.

Detecção de um único elétron : mais uma conquista da eletrônica em escala nanométrica.
Pesquisadores da Universidade de Toronto conseguem tal feito usando nanopartículas de ouro.