BIBLIOTECA LQES DE NANOTECNOLOGIA - NANORISCOS
2020
More efficient risk assessment for nanomaterials.
Pesquisadores analisam mecanismos biológicos de ação e identificam biomarcadores.
Anticipation of regulatory needs for nanotechnology-enabled health products.
Este novo "white paper", publicado pela Comissão Européia, resume os principais desafios associados à regulamentação de produtos nano para a saúde.
What happens to gold nanoparticles in cells ?
Nanopartículas de ouro, que se supunha ser estáveis em ambientes biológicos, podem ser degradadas dentro das células.
Nanopharmaceuticals in the environment.
A nanomedicina está progredindo. No entanto, as minúsculas nanopartículas que estão sendo usadas como transportadoras de medicamentos podem ser encontradas na água, no solo e no ar. Os pesquisadores estão investigando riscos potenciais.
How nanoparticles from the environment enter the brain.
Um grupo de cientistas da Academia Russa de Ciências (ICG SB RAS) e do TSU Biological Institute estabeleceu um caminho através do qual as nanopartículas de vírus e substâncias orgânicas e inorgânicas do ambiente entram no cérebro. Além disso, os pesquisadores relatam uma maneira simples e barata de bloquear sua entrada. Os dados obtidos pelo projeto podem desempenhar um papel importante em medicamentos e produtos farmacêuticos, onde as nanopartículas são cada vez mais usadas para o diagnóstico e tratamento de doenças graves.
How nanoparticles affect liquids deep in the lung.
Estudos mostram os efeitos de diferentes nanopartículas na viscosidade do surfactante pulmonar.
A new way to trace nanoparticles inside the skin.
Cientistas realizaram uma série de experimentos com nanopartículas luminescentes de conversão ascendente e vários modelos de pele humana para determinar quantas nanopartículas penetraram na pele e com que rapidez e profundidade elas se moveram.
Nanosafety research without animal experiments.
Para reduzir o número de experimentos com animais em pesquisa, os pesquisadores agora estão combinando experimentos em tubos de ensaio com modelagem matemática.
Scientists publish seminal study into impact of nanoparticles on living species.
O estudo avaliou como as tripas de algumas espécies poderiam proteger contra a bioacumulação e os efeitos toxicológicos dos nanomateriais.
How nanomaterials inspired by insect wings are able to destroy bacteria on contact.
Novas superfícies antibacterianas estão sendo desenvolvidas, apresentando diferentes nanopadrões que imitam a ação mortal das asas dos insetos. Os cientistas estão apenas começando a desvendar os mistérios de como elas funcionam.
Protein corona determines fate and cytotoxicity of nanoparticles.
As propriedades físico-químicas das nanopartículas, por si só, não podem prever o destino das nanopartículas em sistemas biológicos. As evidências atuais sugerem que a formação de uma coroa na superfície das nanopartículas é o parâmetro mais importante que controla a toxicidade das nanopartículas. Os cientistas agora mostraram que a proteína corona modula a internalização e a citotoxicidade dos nanodiamantes em células não fagocíticas e fagocíticas. Especificamente, descobriram que a coroa feita de albumina de soro bovino (BSA), que representa a proteína mais abundante no plasma sanguíneo, reduziu a aglomeração de nanodiamantes.
Investigating the environmental impact of nanoparticles at the molecular level.
Projeto de pesquisa em nível molecular sobre a transformação, interações e impacto de vários nanomateriais liberados no meio ambiente.
Size determines how nanoparticles affect biological membranes.
Pesquisadores testaram se as nanopartículas de ouro podem ser tóxicas para as células, descobrindo que o modo como elas afetam as membranas lipídicas depende de seu tamanho.
Animal-free method predicts nanoparticle toxicity for safer industrial materials.
Pesquisadores desenvolveram um novo método, sem o uso de animais, para prever o efeito tóxico das nanopartículas no pulmão humano. O método visa permitir o desenvolvimento de projetos de materiais industriais mais seguros.
2019
Nanomaterial safety on a nano budget.
Pesquisadores compartilham seu protocolo para trabalhar com nanotubos de carbono.
Some of our foods have nanoparticles in them - should we be worried ?
Algumas pessoas estão preocupadas com eventuais riscos à saúde causados pelas nanopartículas. Veja o que sabemos sobre nanotecnologia em alimentos.
Measuring nanoparticles in medicinal products.
Cientistas revisaram e desenvolveram métodos e procedimentos robustos para mensurar o tamanho exato de nanopartículas em produtos farmacêuticos habilitados em ambientes biológicos complexos.
Nanoplastic should be better understood.
Nanopartículas de plástico causam preocupação devido ao seu impacto potencial no meio ambiente. No entanto, muitas perguntas precisam ser respondidas para estabelecer o quão perigosas realmente elas são.
New project examines nanomaterials considering their entire life cycle.
Nanomateriais e novos materiais estão sendo examinados em relação aos seus impactos sobre a saúde humana e aos riscos ambientais.
Estimating the occurrence of nanomaterials in the environment.
Para realizar uma avaliação de risco de nanomateriais no ambiente, informações sobre a exposição, ou seja, as quantidades que estão presentes no ambiente, são essenciais. Em contraste com muitos outros poluentes conhecidos, as concentrações de nanomateriais em sistemas ambientais não podem ser medidas diretamente. Nesta situação, a modelagem de exposição é uma solução para estimar a exposição ambiental com nanomateriais sintéticos. Para prever a quantidade de um nanomaterial em um determinado compartimento ambiental (exposição ambiental) presente em uma determinada área, são necessários dois tipos básicos de modelos - análise de fluxo de material e modelagem do comportamento ambiental.
Do nanomaterials affect pollinating insects ?
Existe a preocupação de que os insetos polinizadores estejam em risco devido à exposição aos nanomateriais. Insetos polinizadores como abelhas são potencialmente expostos a nanomateriais via aerossóis, pólen de plantas contaminadas e gotículas de água. Polinizadores podem ser adicionalmente introduzidos nas colméias devido à aplicação direta de nanomateriais pelos apicultores.
New immune system understanding may lead to safer nanomedicines.
Um novo estudo descreve passo importante na ativação do sistema imunológico contra nanopartículas. A descoberta pode permitir que pesquisadores e, eventualmente, médicos, possam usar nanopartículas contra o sistema imunológico, permitindo que elas possam ser usadas em terapias.
2018
New insight into why most nanoparticles don't make it through biological barriers.
As barreiras biológicas que nossos corpos desenvolveram evoluem para nos manter seguros contra infecções e parasitas. Entretanto, elas também filtram fármacos nanopartículados promissores para várias doenças. Seria este conhecimento fundamental para o desenvolvimento de fármacos da nova geração?
NIOSH publishes guidance on nanotechnology workplace design.
O NIOSH (National Institute of Occupational Safety and Health) americano divulgou quatro documentos de orientação destinados a “fornecer opções” aos empregadores para proteger melhor os trabalhadores expostos aos nanomateriais.
Sex affects how nanoparticles behave.
Aplicações clínicas usando nanopartículas permanecem poucas e distantes entre si, em comparação com o vasto sucesso dos estudos de nanopartículas para a medicina realizados em laboratório. A lacuna pode ser atribuída a muitos fatores que afetam as interações entre células e nanopartículas que ainda são pouco compreendidos. Colaboração de pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá e Irã demonstraram que o gênero de diferentes células afeta significativamente a rapidez com que as nanopartículas são capturadas.
Descobertas nanopartículas que influenciam evolução dos tumores cancerígenos.
Chamam-se "exómeros" e nunca se ouviu falar deles, mas desempenham um papel essencial na progressão do câncer. É essa a conclusão dos investigadores do Instituto de Investigação e Inovação (i3S) da Universidade do Porto, em colaboração com o grupo do investigador David Lyden, do Weill Cornell Medicine, de Nova Iorque.
New study shows bacterial resistance to nanoparticles can be averted.
A descoberta revolucionária foi publicada na revista Nature Nanotechnology. Este é também o primeiro artigo publicado nesta revista que foi escrito exclusivamente por autores checos.
2017
NanoBioss organiza Workshop sobre nanopartículas de prata e sua ação frente a sistemas biológicos.
Evento realizado no Instituto de Química da Unicamp contou com a presença de membros do Nanobioss, como também, de pesquisadores de outros laboratórios do SisNano.
Researchers propose a new way of performing in vitro tests on nanoparticles.
Pesquisadores propõem uma nova maneira de realizar testes in vitro de nanopartículas que poderiam aumentar a correlação com os resultados in vivo. Isso envolve a reprodução no laboratório das variações dinâmicas e fluídicas que essas partículas experimentam no corpo humano.
Nanomaterials or non-nanomaterials ?
A European Commission Joint Research Centre (JRC), da Comissão Europeia, contribuiu para o desenvolvimento de uma estratégia de rastreamento de baixo custo e altamente eficiente para implementar a Recomendação da Comissão Europeia para a definição de nanomateriais.
A better understanding of nanomaterials.
Nos últimos seis anos, o projeto "Oportunidades e Riscos dos Nanomateriais" estudou intensamente o desenvolvimento, uso, comportamento e degradação de nanomateriais engenheirados, incluindo seu impacto nos seres humanos e no meio ambiente.
Nanoparticle food additive found in candy, gum could alter digestive cell structure and function.
Pesquisadores da Binghamton University e State University of New York, mostraram que a capacidade das células do intestino delgado de absorver nutrientes e atuar como barreira aos agentes patogênicos, é "significativamente diminuída" após exposição crônica à nanopartículas de dióxido de titânio, um aditivo alimentar comum encontrado em tudo, desde goma de mascar até pão.
Medidas preventivas.
Estudos apresentam propostas para possíveis impactos de nanoprodutos na saúde humana e no meio ambiente.
Tracing the chemistry of household dust.
Pesquisadores têm encontrado um número cada vez maior de produtos químicos presentes na poeira e tentam entender como os compostos impactam a nossa saúde.
Food additive E171 : first findings of oral exposure to titanium dioxide nanoparticles.
Cientistas mostraram, pela primeira vez, que E171 atravessa a barreira intestinal em animais e atinge outras partes do corpo.
International Symposium on Toxicity Assessment ISTA18.
Evento internacional será realizado em Limeira, SP (Brasil) e contará com conferencistas do Brasil, Estados Unidos, Japão e Alemanha.
Nanotechnology for environmentally sustainable electromobility.
Um olhar mais aprofundado sobre os impactos do ciclo de vida das baterias de íon-lítio e células de combustível de membrana de troca de prótons.
2016
Europeans to get more information on nanomaterials.
Melhor acesso às informações relevantes e compreensíveis sobre os nanomateriais : esse é o principal objetivo de um acordo assinado entre a ECHA (Agência Europeia para Química) e a Comissão do Observatório de Nanomateriais da União Europeia.
Ministério discute a regulamentação de produtos oriundos de nanotecnologia.
Em reunião com o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, pesquisadores apresentaram a contribuição brasileira para a definição de protocolos internacionais. "Precisamos avançar neste tema para garantirmos que a sociedade se sinta segura ao utilizar produtos com nanotecnologia", disse Alvaro Prata.
Franceses investigam se corantes de guloseimas fazem mal à saúde.
Para responder à pergunta, o ministério da Saúde francês está investigando se balas e outras tentações vendidas no país têm um corante à base de dióxido de titânio que pode fazer mal à saúde.
Nanotechnology could give us safer, greener diapers and sanitary products.
Avanços, graças às nanotecnologias, em produtos de higiene íntima para mulheres. Nanofibras são melhores absorventes e bons para o meio ambiente, dizem os pesquisadores.
What chemicals are in your tattoo ?
Autoridades europeias estão preocupadas com as tintas usadas nas tatuagens que podem ter sido aproveitadas de pinturas de carros, plásticos e industrias de corantes têxteis.
Nanopartículas encontradas no cérebro humano podem causar Alzheimer.
Artigo publicado na revista PNAS chama a atenção para o problema da poluição das grandes cidades e partículas de magnetita (óxido de ferro).
Uncovering the hidden nanoparticle dangers on dusty streets.
Alta concentração de metais tóxicos e partículas numa das maiores cidades chinesas.
EU authorizes the use of Zinc Oxide (nano and non-nano) in cosmetics.
Seguindo a opinião do Comitê Científico de Segurança dos Consumidores publicado em 2012, a União Europeia (UE) autorizou o uso de óxido de zinco, na forma nano e não-nano, como filtro UV em produtos cosméticos. A União Europeia considera o uso do óxido de seguro até uma concentração máxima de 25%.
How nanoparticles flow through the environment.
A compreensão de como as nanopartículas permeiam o meio ambiente merecem ainda muitos estudos. A avaliação dos múltiplos fatores revela um quadro de elevada complexidade.
The impact of anti-odor nanosilver clothing on the environment.
Estudo da toxicidade de nanopartículas de prata frente ao zebrafish mostra que a dose e tamanho das nanopartículas, usadas no tratamento dos tecidos, são determinantes.
Citoxicidade de nanomateriais.
Trabalho realizado pelo LQES e LABLEISH (Unicamp) com óxido de grafeno (GO) e nanocompósito de óxido de grafeno com nanopartículas de prata (GOAg) mostram que estes nanomateriais são tóxicos para certos tipos de macrófagos.
New research maps nanoparticles in tissue using hyperspectral imaging.
This research presents a method for utilizing enhanced darkfield microscopy (EDFM) and hyperspectral imaging (HSI) to easily and rapidly image nanoparticles in tissues from toxicology studies and map the distribution of nanoparticles throughout biological samples based on elemental composition.
OSHA releases e-facts in several European languages.
The European Agency for Safety and Health at Work (OSHA) has announced that two of their short guidelines, e-facts, “Nanomaterials in the healthcare sector: occupational risks and prevention” and “Nanomaterials in maintenance work: occupational risks and prevention” are now available in several other languages than English.
Oceanos em 2050 vão ter mais plástico do que peixes, alerta Fórum de Davos.
Segundo relatório, a proporção entre as toneladas de plástico e as toneladas de peixe registradas nos oceanos era de 1 para 5 em 2014. Em 2025, será de 1 para 3 e em 2050 irá evoluir de 1 para 1.
2015
Nanotubos de carbono encontrados nos pulmões de crianças parisienses.
Pesquisadores da Universidade de Paris-Saclay encontraram nanotubos de carbono em células das vias respiratórias de crianças portadoras de asma que vivem na região parisiense. Os nanotubos poderão vir dos gases de escapamento veicular e entrar nos pulmões de cada um de nós.
Regulamentação de produtos com nanotecnologia divide opinião de pesquisadores.
Audiência pública foi realizada na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados em 25 de junho de 2015.
Unicamp participa de projeto europeu para a regulação da nanotecnologia.
NanoBioss é um dos laboratórios credenciados pelo Projeto NanoReg da Comunidade Europeia.
SBPC e ABC pedem cautela na aprovação do projeto que cria a política nacional de nanotecnologia. Duas das mais importantes instituições da ciência brasileira se posicionam com relação ao projeto.
Pesquisa recentemente publicada pelo LQES é destaque em site de organização americana.
Com o título de "Nanomaterials interact with agricultural pesticides, increasing toxicity to fish", a The Organic Center (EUA) comenta os resultados divulgados na sua seção Hot Science.
Interações fatais.
Revista Pesquisa Fapesp destaca pesquisa realizada no INCT-Inomat envolvendo, LQES Unicamp, Secretaria da Pesca do Estado de São Paulo e LNNano.
2014
NanoBioss realiza seu primeiro Workshop de Progresso.
Evento realizado no Instituto de Química da Unicamp reuniu pesquisadores ligados à Química, Biologia e Medicina.
Nanosafe : uma ampla janela para discussão dos riscos das nanotecnologias.
Editor Científico do LQES participa do evento realizado em Grenoble e destaca alguns pontos altos.
Missão da Comunidade Europeia visita o Laboratório NanoBioss (IQ-Unicamp).
A Missão teve como objetivo conhecer e avaliar as facilities do laboratório dentro da perspectiva da adesão do MCTI ao programa europeu NanoReg (Regulação da Nanotecnologia).
Brasil debate possível adesão a projeto de regulação em nanotecnologia.
País está avançando nesta matéria mais precisa avançar muito mais em harmonia com a regulação internacional.
O CCRSERI publica parecer final relativo à nanoprata.
A Comissão Europeia e o seu Comitê Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados (CCRSERI) destacam os problemas de resistência microbiana.
Biodistribuição de nanotubos de carbono no organismo.
Pesquisadores franceses utilizam nanotubos marcados com carbono 14 para localizar traços deste material em diferentes órgãos.
Nanotecnologia terá laboratório para controle de qualidade.
O projeto será instalado em Pernambuco e conta com o apoio de importantes instituições brasileiras com atividade na área.
Nanomateriais : ainda é difícil a avaliação dos eventuais riscos.
Agência francesa de segurança sanitária avalia riscos ligados aos nanomateriais e apela para a realização de novos estudos.
Universidade cria primeiro observatório de nanopartículas.
Universidade de Coimbra (UC) criou o primeiro observatório de nanopartículas cujo principal objetivo é identificar as nanopartículas existentes e avaliar os seus efeitos na saúde humana e nos ecossistemas.
Nanotoxicidade do grafeno e óxido de grafeno.
Trabalho de pesquisadores brasileiros é capa de revista da American Chemical Society.
Agências reguladoras vistas como despreparadas para nanotecnologia.
Publicação foi realizada recentemente pela revista Plos One.
2013
Livro apresenta visão abrangente e aprofundada da nanotoxicologia...
A obra foi escrita por 54 pesquisadores, sob a coordenação da Rede Brasileira de Nanotoxicologia CigeNanotox e teve lançamento mundial em novembro de 2013.
Uma carona indesejada.
Nanopartículas podem transportar moléculas intrusas para o interior das células. Portal da Revista Pesquisa Fapesp destaca trabalho realizado no LQES.
Influência do efeito "Protein Corona" no transporte de moléculas para o interior de células.
Pesquisa coordenada pelo LQES aponta para novas possibilidades de nanopartículas mesoporosas de sílica em terapias contra câncer.
A toxicidades das nanopartículas nos produtos de consumo estaria sendo subestimada?
Pelo sim, pelo não..., há necessidade de estudos visando às reações das nanopartículas com as bactérias, e não apenas com a concentração das mesmas.
Ciência & Cultura : número temático sobre as nanotecnologias.
Revista da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) aborda questões ligadas ao nanomundo.
Projeto de lei cria rotulagem de nanomateriais.
De acordo com a proposta, rótulos devem trazer um símbolo que identifique a presença de produto ou processo nanotecnológico.
ABDI e Anvisa capacitam funcionários na área de nanotecnologia. Oficina Temática sobre Nanotecnologia e Regulamentação, para capacitação de funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Nanotoxicologia Ambiental : interação de nanoestruturas com microrganismos aquáticos.
Revista Environmental Toxicology and Chemistry destaca (capa) trabalho realizado por pesquisadores da Unicamp.
Nanotubos e chumbo : combinação fatal.
O número de maio da Revista Pesquisa Fapesp destaca trabalho realizado pelo LQES e Instituto de Pesca do Estado de São Paulo.
NanoBioss inicia suas atividades com Workshop.
Laboratório Associado do SisNano (MCTI) está sediado no IQ-Unicamp.
França dá o primeiro passo para a rastreabilidade de nanopartículas.
Desde 1o de janeiro, os fabricantes, importadores e distribuidores de nanopartículas devem declarar à Agência Nacional de Segurança Sanitária as quantidades e os usos destes materiais.
2012
Pesquisas do CIGENANOTOX, sediado no IQ-Unicamp, foram destaque no NANOSAFE 2012.
O evento, um dos mais importantes na temática segurança das nanotecnologias, ocorreu em Grenoble (França), de 13 a 15 de novembro.
Nanotoxicologia - CIGENANOTOX realiza sua 1a. Reunião de Avaliação.
A jornada reuniu no IQ-Unicamp pesquisadores e estudantes de pós-graduação para discutir o progresso dos estudos da interação de nanoestruturas com biossistemas.
Nanotoxicologia, perigos ainda desconhecidos.
A utilização de nanomateriais está, cada vez mais, distribuída nos meios industriais e de pesquisa. Mas, o que realmente se sabe sobre os riscos ligados à sua utilização? Pouco, ainda.
Nanopartículas detectam a bioquímica da inflamação.
A inflamação é a marca registrada de muitas doenças humanas, da infecção à neurodegeneração.
Nanopartículas que "surfam" no cérebro.
Nanopartículas envolvidas com um polímero solúvel podem penetrar e se propagar no cérebro, servindo de vetor para uma nova geração de tratamentos.
Regulação da Nanotecnologia.
Nanopartículas : declaração obrigatória em primeiro de janeiro de 2013 ! Na França.
Riscos sanitários dos nanomateriais : plataforma única para avaliação.
As atividades estão concentradas no Namur Nanosafety Centre (Bélgica).
Grafeno : novo risco para o sistema respiratório.
Estudos em ratos mostram que os macrófagos não dão conta, logo : inflamação !
2011
Nanopartículas passam através da barreira protetora do cérebro.
As funções cerebrais poderiam ser perturbadas, em caso de exposição crônica às nanopartículas de dióxido de titânio.
Lançado o projeto NANOFlueGas.
Órgãos governamentais franceses e empresa se unem para enfrentar os problemas da segurança no tratamento de resíduos contendo nanos.
Nanopartículas : método inédito para sua sondagem.
A "velha centrifugação", conhecida há mais de 100 anos, "volta com tudo".
Nanotubos de carbono e sua interação com o meio ambiente e biossistemas.
Quadragésima primeira tese do LQES aborda, de forma pró-ativa, os eventuais riscos da nanotecnologia.
Toxicologia das nanopartículas.
Nanotubos de carbono marcados com radioisótopos expandem as possibilidades da nanotoxicologia.
Como as nanopartículas são tóxicas ?
Nova norma ISO, recém-publicada, ajuda na resposta à pergunta.
Experts estudam impacto ambiental de nanopartículas de prata em têxteis.
Institutos, academia, indústria e organismos reguladores trabalham juntos para avaliar os efeitos das mesmas.
Nanopartículas para uma água pura.
Pesquisadores da Universidade MacGill (Canadá) usam papel forrado com nanopartículas de prata para purificar água contaminada por bactérias.
Segurança Alimentar : nanopartículas e nisina para combater a Listéria.
A nanotecnologia está chegando ao mundo dos alimentos.
2010
Nanopartículas de carbono contra bactérias.
Pesquisadores russos estudaram a ação bactericida das nanopartículas de carbono e chegaram a importantes conclusões sobre o potencial destes materiais.
Nanotecnologia versus água insalubre, resultado : água potável !
Saquinho cheio de nanopartículas, barato, permite acesso à água potável.
Nanopartículas : quanto mais conhecimento sobre elas, melhor !
As consequências das nanopartículas sobre o ambiente e a saúde humana são alvos de estudos acurados. Detectores estão sendo desenvolvidos.
O Tratamento Jurídico dos Riscos Produzidos por Cosméticos Baseados em Materiais Nanoestruturados, de autoria de Fábio Neri Dutra.
Nanopartículas podem proteger contra radiação.
As nanopartículas de melanina podem proteger a medula óssea dos efeitos nocivos da radioterapia.
Nanocatalisadores : mais "verde" a fabricação de produtos químicos.
A idéia é reduzir o uso de metais pesados, custosos e tóxicos.
Detecção de toxinas em água ? Use um econômico sensor de papel !
Cientistas fazem uso de nanotecnologia para converter papel em um sensor que pode detectar toxinas na água potável.
2009
Na direção da avaliação de riscos de nanotubos de carbono.
Pesquisa cooperativa envolvendo vários laboratórios da UNICAMP e UFC obtém resultados importantes sobre o comportamento destes materiais em meio aquático.
Nanotubos de carbono, se "ingeridos", causariam danos ao organismo.
Método de marcação isotópica poderá permitir visualizar nanotubos no interior de organismos vivos.
Com pesquisa e sem alarde.
Iniciativa internacional aposta em estudos de toxicidade para desenvolver nanomateriais seguros.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) promove conferência sobre nanotecnologias.
A Conferência teve lugar na sede da Organização, com o objetivo de aprofundar as discussões sobre os potenciais benefícios e riscos das nanotecnologias para o meio ambiente.
Cientistas americanos se manifestam sobre marcos regulatórios para as nanotecnologias.
Estudo revela : cientistas vêem os marcos regulatórios como proteções para a sociedade, público os vê como restrições limitando o uso de produtos consumíveis.
Nanoarmadilhas em águas turvas.
Se os benefícios das nanotecnologias não precisam mais ser atestados, seu progresso poderá se fazer acompanhar de uma poluição das águas. Pesquisadores franceses desenvolvem um procedimento para resolver esse problema.
Confinar os nanotubos de carbono : essa é a recomendação.
A recomendação vem do Alto Conselho de Saúde Pública francês.
Vem do Canadá a primeiríssima regra nacional obrigatória sobre a Nanotecnologia.
Delegados ambientais canadenses prevêem necessitar de dados quantitativos, de utilização e de toxicidade.
2008
Desafio vencido : nanopartículas eliminadas da água.
Prêmio internacional para equipe de pesquisa francesa.
Para certas nanopartículas, a pele não é obstáculo !
Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rochester (EUA) revelam que nanopartículas podem, sim, atravessar a pele.
Primeiro Congresso Internacional sobre Nanotoxicologia.
A insuficiência atual da pesquisa sobre os efeitos biológicos das nanotecnologias foi tema da discussão realizada em congresso em Zurique, na Suíça.
Faz-se mister aperfeiçoar a preparação de nanotubos de carbono.
Com este foco, pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisas do Canadá se lançam na procura dos segredos da formação dos nanotubos.
A saúde deve temer os quantum dots ?
Estudos toxicológicos discutem sobre o poder de penetração, através da pele, de tais nanopartículas.
Nanopartículas no centro da arena de debates : perigosas, ou não, à saúde ?
É bastante lenha na fogueira e os debates seguem calorosos. O Instituto Nacional de Meio Ambiente Industrial e de Riscos (INERIS), França, informa que "os protocolos experimentais são cada vez mais pesados" e que é, portanto, "preciso se especializar"
Nanoprodutos continuam na pauta. A Comissão Européia conseguiria transmitir confiança ?
Discussão avança e se aprofunda no ambiente da Comunidade Européia.
Efeitos tóxicos dos nanotubos de carbono : pesquisadores optam por pru-dên-cia !
O assunto está sendo examinado pelo REACH, tratado que regulamenta, na Comunidade Européia, a gestão de riscos químicos.
Nanotecnologias : o crescimento desta "bolha" deve ser controlado ?
Produtos de consumo que utilizam a nanotecnologia não cessam de chegar ao mercado.
Nanotubos de carbono e amianto : alguma coisa em comum ? Sim ou Não ?
Freqüentemente apresentados como o material miraculoso do século XX, ao lado de seu primo grafeno, os nanotubos de carbono poderiam ser também tão perigosos quanto o amianto.
Riscos potenciais ligados às nanotecnologias : financiamentos para pesquisa, Europa está na frente dos Estados Unidos.
Europa investe quase o dobro dos Estados Unidos !
Nanotecnologias : convergência ou divergência ?
Discussão em Paris de relatório sobre os diferentes impactos da nanotecnologia levanta questões relacionadas com a convergência e ameaças à autonomia das ciências.
Abordagens para um Trabalho Seguro com Nanotubos de Carbono.
Estudos referentes à Toxicologia e Segurança no trabalho com nanomateriais, desenvolvido pela Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos de Carbono - CNPq/MCT.
Estudos confirmam : partículas finas e poluição automobilística são nocivas à saúde humana.
As conclusões vieram dos resultados do Programa PRIMEQUAL que analisou o ambiente da cidade de Paris. Com razoável chance de acerto, as conclusões seriam similares para outras grandes cidades do mundo.
Programa de ensaios sobre segurança de nanomateriais manufaturados é lançado pela OECD.
Organização internacional ligada à cooperação econômica e desenvolvimento enfrenta o gigantesco desafio de criar testes de segurança para nanomateriais manufaturados.
Nanotubos de Carbono : "boas práticas" de caracterização são absolutamente fundamentais.
Artigo de Oswaldo Luiz Alves discute a questão da pureza dos nanotubos de carbono e o recente guia prático publicado pelo NIST americano.
2007
Lançamento de uma consulta sobre o "Responsible NanoCode", um código de conduta para as empresas que atuam em Nanotecnologia.
Organizações envolvidas esperam ter o código pronto em fevereiro de 2008. Por enquanto, o texto está em consulta mundial.
Cientistas estão preocupados com os riscos ambientais e de saúde da nanotecnologia.
Trabalho publicado na revista Nature Nanotechnology aponta para este fato.
Percepção dos americanos sobre as nanotecnologias.
51% dos americanos não se sentem suficientemente informados para fazer um julgamento sobre os benefícios ou riscos das nanotecnologias.
Nanotecnologia chega aos produtos de uso comum.
Segundo artigo da Gazeta Mercantil, Petroquímicas (brasileiras) investem em pesquisa para fazer frente à concorrência.
Devemos ou não ter medo das nanotecnologias ?
Surfando pela rede, cidadãos buscam tirar suas dúvidas quanto aos aspectos negativos, ou não, das nanotecnologias.
Substituição de substâncias perigosas : - mais uma das aplicações das nanotecnologias ?
Relatório da Comunidade Européia analisou em profundidade esta possibilidade e lança luzes sobre este tema pouquíssimo abordado pelas nanotecnologias.
Nanopartículas novamente na berlinda.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego, concluem que nanopartículas de óxido de ferro não são tão biocompatíveis quanto se pensava.
Primeiro estudo ecotoxicológico do impacto das nanopartículas sobre o solo não mostra qualquer efeito negativo.
Os resultados foram obtidos por pesquisadores americanos da Universidade de Purdue, Indiana (EUA).
Nanotubos de carbono "embebidos" em DNA menores que 200 nanômetros podem vir a apresentar riscos para a saúde.
Estudo publicado na revista Advanced Materials mostra que nanotubos exofuncionalizados com tais dimensões podem penetrar nas células pulmonares.
Empresa inglesa prevê seis nanotecnologias que ajudarão a reduzir as emissões de carbono.
As seis tecnologias, identificadas pela empresa Cientifica, instalada no Reino Unido, estão disponíveis atualmente ou estarão no mercado no decorrer dos dois próximos anos.
Entra em vigor na União Européia, em junho próximo, um rígido controle para os produtos químicos.
O REACH tem por objetivo assegurar um elevado nível de proteção da saúde humana e do ambiente e garantir a livre circulação de substâncias químicas no mercado europeu.
Testes in vivo com nanotubos de carbono : primeiros resultados são encorajadores.
Nanotubos foram injetados diretamente na circulação sanguínea.
Toxicidade de nanotubos de carbono : meio ambiente e saúde esperam respostas.
Texto de Oswaldo Luiz Alves aborda a questão, tendo como pano de fundo programa recém-lançado na França.
2006
Berkeley (EUA) é a primeira cidade do mundo com legislação municipal para a Nanotecnologia.
Prefeito de Berkeley sai na frente e envia para o City Council (espécie de Câmara Municipal) proposta de legislação para as nanotecnologias.
De olho na citotoxicidade dos nanohorms ("nanochifres").
Pesquisadores japoneses executam testes in vitro visando esclarecer a questão.
Instituto de Tecnologia de Dublin avalia a toxicidade das nanopartículas sobre as células humanas.
Amplo programa de pesquisas visa o estudo da interação de nanoestruturas com células humanas. O primeiro estudo envolveu os nanotubos de carbono.
Nanotecnologias : Comitê de Ética do CNRS publica suas recomendações.
Conselho Nacional de Pesquisas da França (equivalente ao CNPq brasileiro) lança documento dentro da perspectiva de uma "nanotecnologia responsável".
Até que ponto as nanopartículas podem representar riscos ?
Um novo projeto de pesquisa do governo alemão está investigando o efeito das nanopartículas em estágios de pesquisa e desenvolvimento sobre a saúde das pessoas e meio ambiente.
Nanotecnologia precisa de debate público.
No lançamento do livro "Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente", foi defendida fortemente a idéia de que o desenvolvimento científico deve estar ancorado numa expressiva participação da sociedade.
Normalização das Nanotecnologias : os europeus estão saindo na frente.
Agosto de 2006 marca o início do Projeto NANO-STRAND, que será coordenado pelo DIN (Deutsches Institut fur Normung), da Alemanha.
Arquivo mundial recenseará 30.000 produtos químicos.
A idéia é ter o maior número de informações acerca dos efeitos dos produtos químicos sobre o homem e o meio ambiente e criar uma rede mundial de informações.
Sistema hormonal de homens e animais pode sofrer interferências de produtos químicos do meio ambiente.
Estudo europeu realizado pela Universidade de Göttingen (Alemanha) chega a importantes conclusões sobre o tema e confirma algumas suspeitas.
Chips RFID : respeito à vida privada é bom e a gente gosta !
"Vigilância" altamente eficiente dos estoques de produtos industriais é o que todo empresário deseja - os chips RFID já estão aí pra isso. Mas, espere aí : que nossa vida privada fique fora disso !
Fazendo nanotubos de carbono mais seguros.
Pesquisadores ingleses do Centre for Drug Delivery, da Universidade de Londres, trazem a boa nova.
EPA (Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana) resolve "ir fundo" no estudo dos efeitos da nanotecnologia.
Além da preocupação com as possíveis ameaças eventualmente associadas às nanopartículas, a agência tem interesse em usá-las na remediação ambiental.
NanoCare : saúde e meio ambiente sob vigilância.
Conseqüências sobre a saúde e meio ambiente das nanopartículas fabricadas industrialmente estarão sob severa vigilância.
Primeira Reunião Internacional sobre Normalização das Nanotecnologias.
Realizada em Londres, em novembro de 2005, foi pouco noticiada, mas mostrou que o Reino Unido quer a dianteira neste importante aspecto das N&N.
Nova Lei para Nano ?
Novo relatório diz que as leis existentes não protegem os consumidores e chama atenção para a necessidade de uma legislação para a nanotecnologia.
Screening para partículas tóxicas.
Pesquisadores sugerem estratégia que poderia "dar um jeito" na questão das nanopartículas perigosas.
2005
Nanopartícula pode ser tóxica, diz estudo.
Estrutura básica da nanotecnologia forçaria a constituição de radicais livres e ameaçaria células humanas. Conheça a opinião de Christine Evans-Pughe, do jornal inglês The Independent.
Partículas emitidas por motores diesel sob estrita vigilância.
Nova técnica de medida garante a determinação de partículas poluentes, mesmo em concentrações muito pequenas.
Bactérias não são "muito chegadas" às nanopartículas.
As discussões sobre os efeitos das nanopartículas sobre os ecossistemas continuam acaloradas. Concordâncias e discordâncias à parte, o debate avança.
A normalização em nanotecnologia.
Já não era sem tempo. A Alemanha sai na frente !
Um olhar sobre a mulfuncionalidade das nanopartículas.
Quantum dots de diversos tamanhos, combinados numa mesma nanopartícula, são capazes de identificar diferentes proteínas ou moléculas numa única observação.
2004
Nanopartículas liberadas na combustão do diesel ameaçam a saúde.
Mais de 300 pesquisadores, reunidos na Escola Politécnica Federal de Zurique (Suíça), mostraram-se bastante sensibilizados com o problema e enfatizam a necessidade de medidas reguladoras e mais pesquisa científica sobre o assunto.
Uma no cravo e outra na ferradura : fulerenos poderão ser usados para inibir câncer de pele !
Estudos recentes feitos por pesquisadores japoneses mostram a redução da expansão de melanomas.
Peixes "sentem na pele" os efeitos da nanotecnologia.
A nanotecnologia chegou para romper limites, mas... devagar com o andor !
Corpo humano e nanopartículas : influência e efeitos.
Japão, um dos países que mais investe, quer respostas. Para obtê-las, funda um Instituto visando a estudar este controverso aspecto da Nanotecnologia.
2001-2003
Afinal, devemos ou não ter medo das nanotecnologias ?
O debate está aberto e, certamente, promete.
Glóbulos vermelhos artificiais : mais uma grande possibilidade da
nanotecnologia.
Possivelmente, num futuro próximo, as transfusões não mais estarão à mercê de estoques de sangue disponíveis.
|